Porto Velho (RO) domingo, 29 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Mais de 300 apenados atendidos na 'Operação Ressoar'


Na primeira semana de atendimento da operação de "Resgate Social dos Apenados de Rondônia - Ressoar", em Porto Velho (RO), mais de 300 apenados já tiveram sua situação processual analisada individualmente pelo Judiciário. Desse número, 241 integram a unidade de monitoramento do sistema prisional (regime aberto) e os demais, cerca de 284, pertencem a Colônia Penal Agrícola Ênio Pinheiro - CAPEP.

Segundo o cronograma, nesta semana (24 a 28 de setembro) o atendimento está sendo oferecido às apenadas do Presídio Feminino e Unidades do Semiaberto. De segunda à quarta-feira, em virtude da greve do agentes, a operação migrou para o Fórum criminal, mas com a suspensão do movimento voltará à unidade Edvan Mariano Rosendo (Urso Panda). Segundo a juíza da vara de Execuções Penais Sandra Silvetre, hoje foi feita uma vistoria no presídio para que as atividades sejam normalizadas.

Participam da operação 4 juízes, 4 promotores de justiça, 1 defensor, 1 assistente jurídico, 14 assessores da defensoria pública e 20 serventuários da justiça, entre eles, diretor e chefe de cartório, técnicos, assessores, conciliadores, assistente social e estagiários. Por meio de um convênio entre o Tribunal de Justiça e as instituições de ensino superior que possuem curso de direito, acadêmicos voluntários também participam dos trabalhos.

O Ressoar atende ao projeto estratégico de Responsabilidade Social do Poder Judiciário de Rondônia, pois supre a demanda relacionada à população do sistema prisional do Estado, promovendo o saneamento e revisão de todos os seus processos, além de cumprir ano a ano, o papel de pacificar o conturbado e superlotado sistema penitenciário de Rondônia.

Histórico

O programa Justiça Itinerante em Execução Penal nos presídios de Rondônia foi criado em 2004. Naquela época, o Corregedor-Geral da Justiça era o desembargador Roosevelt Queiroz Costa, atual presidente do TJRO. No ano de 2007 passou a se chamar "Ressoar". O trabalho consiste no deslocamento de equipes formadas por magistrados, promotores de Justiça, defensores públicos, servidores do TJRO, estagiários voluntários até as unidades prisionais para prestar-lhes atendimento individualizado.


Veja o cronograma 

Unidades Prisionais de Porto Velho

Períodos

Presídio Feminino - PEFEM

Unidades Semiaberto e Aberto Feminino - USAAF

24/9 a 28/9/2012

Penitenciária Edvan Mariano Rosendo - PANDA

1º/10 a 11/10/2012

Penitenciária Estadual Ênio Pinheiro - PEENP

15/10 a 1º/11/2012

Casa de Detenção Dr. José M. Alves da Silva - Urso Branco

5/11 a 14/11/2012

Fonte: TJRO
 

Gente de OpiniãoDomingo, 29 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira

Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira

O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) participou do lançamento oficial da Agroari – Feira do Agronegócio de Ariquemes, evento que destaca a impo

Deputada Ieda Chaves propõe spray gratuito para mulheres sob medida protetiva em Rondônia

Deputada Ieda Chaves propõe spray gratuito para mulheres sob medida protetiva em Rondônia

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou Indicação N.º 16381/2026 ao governo de Rondônia para realização de estudo de viabilidade

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

O pastor Valadares anunciou sua filiação ao partido Podemos, liderado em Rondônia pelo prefeito de Porto Velho, Léo Moraes. O movimento marca uma no

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Os deputados estaduais estiveram reunidos na tarde da última terça-feira (24), no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia,m (Alero), onde apr

Gente de Opinião Domingo, 29 de março de 2026 | Porto Velho (RO)