Porto Velho (RO) segunda-feira, 30 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Mais de duzentas famílias beneficiadas pelo Incra


Duzentas e oitenta e três famílias de Costa Marques e Ariquemes tiveram suas unidades agrícolas asseguradas com a criação de quatro novos assentamentos pela superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Rondônia, na última semana.

Foram criados os projetos Capitão Sílvio e Rio Azul I, II e III. Para o superintendente Luiz Flávio Carvalho Ribeiro, os assentamentos demonstram o comprometimento do órgão em atender os agricultores familiares que ainda carecem de regularização para produzir com segurança jurídica no estado. “Nesse ano já foram 692 famílias assentadas em Rondônia e, até o final do ano, outras ainda serão, para que fechemos 2012 acima da meta estabelecida”, revela.
 

Histórico

O assentamento Capitão Sílvio, em Ariquemes, possui 1,8 mil hectares e regulariza a situação de 145 famílias ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que estavam acampadas no local. A reserva legal em bloco do projeto - área de conservação exigida no ato da criação do assentamento – ficará localizada no Parque Nacional Serra da Cutia e os beneficiários ficam ainda responsáveis pela recuperação de áreas de preservação permanente (APP) que possam estar degradadas.

Já os assentamentos Rio Azul I, II e III estão localizados em Costa Marques e regularizam a ocupação de pequenos lotes de terras públicas ocupados na década de 90. Segundo João Luiz Esteves, chefe da unidade do Incra em Ji-Paraná, as famílias foram identificadas pelo programa Terra Legal, mas por se tratarem de posses com menos de 100 hectares preferiram a unificação em assentamentos ao invés da regularização fundiária. “Para os agricultores é vantagem ser assentado para ter acesso aos créditos exclusivos, além de poder contar com a infraestrutura de estradas, assistência técnica, entre outros benefícios levados pelo Incra”, explica.

Todas as famílias puderam ser beneficiadas pelo Incra por nunca terem sido contempladas com terras públicas anteriormente e atender a uma série de requisitos. São excluídos os funcionários públicos civil e militar, incluindo o cônjuges, famílias com renda superior a três salários mínimos, referente à atividade não agrícola, aposentados por invalidez, entre outras situações.

Fonte: Vanessa Ibrahim

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira

Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira

O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) participou do lançamento oficial da Agroari – Feira do Agronegócio de Ariquemes, evento que destaca a impo

Deputada Ieda Chaves propõe spray gratuito para mulheres sob medida protetiva em Rondônia

Deputada Ieda Chaves propõe spray gratuito para mulheres sob medida protetiva em Rondônia

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou Indicação N.º 16381/2026 ao governo de Rondônia para realização de estudo de viabilidade

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

O pastor Valadares anunciou sua filiação ao partido Podemos, liderado em Rondônia pelo prefeito de Porto Velho, Léo Moraes. O movimento marca uma no

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Os deputados estaduais estiveram reunidos na tarde da última terça-feira (24), no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia,m (Alero), onde apr

Gente de Opinião Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)