Terça-feira, 22 de setembro de 2009 - 15h42
O deputado Moreira Mendes (PPS-RO) conseguiu incluir Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena entre as cidades brasileiras que irão sediar audiências públicas da Comissão Especial da Câmara que analisa a proposta de equiparação salarial dos policiais e bombeiros militares. Membro titular da comissão, Moreira defende urgência na discussão e aprovação da matéria e diz que o debate com a categoria é fundamental para que a proposta tenha êxito.
“Eu acho que o caminho é ouvir os policiais militares do Brasil todo, ouvir os comandantes, para que a gente possa, aqui em Brasília, construir um caminho que leve à equiparação salarial”, afirmou o deputado, que ontem fez um breve discurso na tribuna da Câmara sobre o tema. Ele adiantou que irá apresentar outro requerimento à Comissão Especial para incluir também o município de Guajará-Mirim no roteiro das audiências públicas.
A equiparação salarial dos policiais e bombeiros militares faz parte da Proposta de Emenda Constitucional n. 300/2008, de autoria do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP). A PEC propõe a equiparação dos vencimentos das polícias militares e bombeiros militares de todas as unidades da federação com os praticados pelo Distrito Federal. “Não é possível que um soldado em início de carreira no Distrito Federal ganhe cerca de 4 mil e 200 reais e o salário do policial que presta o mesmo serviço no estado de Rondônia não chegue a mil reais”, protestou Moreira Mendes.
Ainda segundo ele, para promover a equiparação salarial dos militares, os parlamentares trabalham com a idéia de usar o mesmo fundo constitucional que hoje atende a Polícia Militar do Distrito Federal. Para isso, o Congresso Nacional deve aprovar a injeção de novos recursos nesse fundo, de forma a possibilitar o reajuste salarial dos militares de todo o país.
A PEC
A Proposta de Emenda Constitucional n. 300 altera a Constituição Federal de 1998, estabelecendo que a remuneração dos Policiais Militares dos estados não poderá ser inferior à da Policia Militar do Distrito Federal, aplicando-se também aos integrantes do Corpo de Bombeiros Militar e inativos.
Fonte: Claudivan Santiago
Quinta-feira, 26 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil
A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária na terça-feira (24), três Projetos de Leis (PLs) que viabilizam a reestruturação da carre

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos
A política rondoniense ganha um novo fôlego com o anúncio oficial da deputada federal Cristiane Lopes. Em um movimento estratégico visando a reeleiç

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades
A União de Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ucaver) realizou, na noite de terça-feira (24), no auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia (A

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero
Os deputados estaduais aprovaram dois projetos de lei complementar que tratam da valorização dos servidores efetivos da Assembleia Legislativa de Ro
Quinta-feira, 26 de março de 2026 | Porto Velho (RO)