Sexta-feira, 20 de setembro de 2013 - 15h27
O procurador da República Guilherme Rocha Göpfert esteve presente no evento que marcou a primeira venda de crédito de carbono do povo indígena Suruí. A iniciativa sustentável tem o apoio do Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO), além de outros órgãos e entidades. Até o momento, os suruís conseguiram a possibilidade de comercializar 250 toneladas de carbono. No último dia 10 deste mês, em Cacoal, os indígenas venderam para a empresa de cosméticos Natura o total de 120 toneladas.
A manutenção da floresta em pé, pelos suruís, representa a não liberação de um grande estoque de gás carbônico que poderia estar poluindo a atmosfera caso ela fosse queimada. O total de 250 toneladas de carbono é referente ao período de 2009 a 2012. Os suruís tem ainda 130 toneladas que podem ser negociadas com outras empresas, em igual situação. Até o fim do projeto, daqui a 20 anos, os indígenas pretendem comercializar um total de sete milhões de toneladas de carbono.
“Com a venda de credito de CO2 é possível evitar a poluição da atmosfera, preservar o meio ambiente e ainda lucrar com a chamada economia verde. O MPF apoia iniciativas como esta, ecologicamente sustentáveis e viáveis, principalmente para os povos indígenas da Amazônia”, afirmou o procurador.
O ato da venda reuniu, na Câmara Municipal de Cacoal, o representante do MPF/RO; o governador de Rondônia, Confúcio Moura; a representante da Natura, Talia Bonfante; além de lideranças indígenas, empresários e outros convidados.
Segundo Almir Suruí, “somos o primeiro povo indígena do mundo a fazer este tipo de negociação da forma correta, respeitando a natureza, as regras jurídicas, sociais e políticas. Esta é uma grande conquista para nós. Tivemos o apoio do Ministério Público Federal, Funai e outros órgãos, que acompanharam toda a trajetória do projeto, participando ativamente”.
Fonte: MPF/RO (www.prro.mpf.mp.br)
Quinta-feira, 26 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil
A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária na terça-feira (24), três Projetos de Leis (PLs) que viabilizam a reestruturação da carre

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos
A política rondoniense ganha um novo fôlego com o anúncio oficial da deputada federal Cristiane Lopes. Em um movimento estratégico visando a reeleiç

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades
A União de Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ucaver) realizou, na noite de terça-feira (24), no auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia (A

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero
Os deputados estaduais aprovaram dois projetos de lei complementar que tratam da valorização dos servidores efetivos da Assembleia Legislativa de Ro
Quinta-feira, 26 de março de 2026 | Porto Velho (RO)