Quinta-feira, 11 de julho de 2013 - 17h29
A fase preliminar do projeto para pavimentação asfáltica da Estrada o Belmont já foi concluída. O projeto do governo de Rondônia que prevê a recuperação e ampliação da estrada por meio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) tem a extensão total de cinco quilômetros, quatro pistas de 3,5m de largura, sendo duas mãos; pista de passeio para pedestres e uma ciclovia.
O valor total da obra está orçado em R$ 18 milhões e a previsão é que seja concluída em 90 dias. Para a segunda fase, pelo menos 50 famílias que ocupam o lado direito do trecho que corre o rio deverão ser removidas da área. O processo de desapropriação já está em tramitação no DER. Para a realização, a estimativa é de que seja necessário pelo menos mais um ano para que os moradores da Estrada do Belmont possam desfrutar da rodovia dos sonhos. O que para o DER será uma realidade em breve. Todo o material usado na pavimentação é produzido pela Usina de Concreto Betuminoso Usinado e Quente, a CBUQ.
O que dizem os moradores
Cleonice Gomes Jardim dos Santos, 47 anos, mora na Estrada do Belmont há 27. Para ela, a presença do governo do Estado na sua região é um privilégio. “Lembro que quando cheguei aqui, em 1986, era só terra e nem cascalho tinha, havia poucos moradores e era tudo muito difícil. Hoje está muito melhor e quando as obras terminarem vai ficar muito bonito”.
Maria Rita de Araújo está a menos tempo no bairro, chegou em 1996. Ela diz que gosta de onde mora, mas lamenta pela poeira. Segundo ela, é comum moradores se reunirem para fazer mutirão de limpeza nas calçadas, mas dura pouco tempo. “Com o asfalto tudo vai ficar melhor”, destaca.
“Aqui, quando chove, a gente tem que andar descalço, porque é muita lama. Com o asfalto vai ficar muito bom, estamos esperando que isso aqui melhore muito”, diz a dona de casa Valneide dos Santos Nascimento.
Para o comerciante Raimundo Nonato de Araújo, a poeira é ruim para o comércio. Segundo ele, ninguém gosta de comprar mercadoria empoeirada. “Com o asfalto, vai melhorar muito para todo mundo, para quem, vende e para quem compra”, enfatiza.
Fonte: Decom
Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil
A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária na terça-feira (24), três Projetos de Leis (PLs) que viabilizam a reestruturação da carre

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos
A política rondoniense ganha um novo fôlego com o anúncio oficial da deputada federal Cristiane Lopes. Em um movimento estratégico visando a reeleiç

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades
A União de Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ucaver) realizou, na noite de terça-feira (24), no auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia (A

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero
Os deputados estaduais aprovaram dois projetos de lei complementar que tratam da valorização dos servidores efetivos da Assembleia Legislativa de Ro
Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)