Quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010 - 15h25
O Aeroclube de Rondônia, antigo Aeroclube de Porto Velho é uma alternativa viável para aeronaves de pequeno e médio porte, à segurança aos vôos que chegam e decolam de Porto Velho , pois não enfrenta as mesmas condições climáticas adversas, quando há mau tempo no Aeroporto Governador Jorge Teixeira, situado próximo as margens do rio Madeira.
O Aeroclube foi criado em 12 de agosto de 1942 contando atualmente com 68 anos de existência. Inicialmente foi estabelecido no Aeroporto do Caiari, e depois transferido para a estrada 13 de setembro, em virtude do fechamento daquele aeroporto. Ver link abaixo com ótimas fotografias antigas de Porto Velho, incluindo as do Aeroporto do Caiari:
Com um histórico de formação de pilotos reconhecidos em vários estados brasileiros, alguns desses profissionais atuando em grandes companhias comerciais do Brasil e no exterior.
O Aeroclube pode exercer o importante papel de Aeroporto Municipal, onde poderá estabelecer várias companhias aéreas regionais e de taxis aéreos.
Com a missão principal na formação profissional, o Aeroclube pode oferecer diversos cursos na aviação desportiva e comercial, como exemplos: – Comissários de Bordo, Piloto Desportivo e Profissionais, Mecânicos de aeronaves, Navegação Por Instrumentos, Aeromodelismo, Salto de Pára-quedas, Simuladores de Vôo, entre outros.
Destaca-se que a atividade aeronáutica, em seus vários ramos tem uma carência de profissionais, pois com o crescimento da movimentação de passageiros e cargas, cria oportunidades ímpares para o Brasil e na Amazônia, Rondônia atravessa um dos melhores momentos para se consolidar nessa área. Ver links sobre oportunidades profissionais
Tendo no quadro associativo profissionais capacitados em Ciências Aeronáuticas, o Aeroclube de Rondônia faz um grande diferencial na Amazônia e tem a possibilidade de criar o primeiro Curso de Comissários de Bordo da Amazônia, pois já atende parte do Amazonas e do Mato Grosso na formação de Pilotos.
As autoridades necessitam perceber que a consolidação do Aeroclube de Rondônia deve estar incluída na pauta do fortalecimento da infra estrutura do município, pois de acordo com o crescimento regional, e como consequência para a consolidação do Estado de Rondônia que necessitará além de ótimas malhas viária, ferroviária e de navegação, ao Aeroclube cumprirá a missão formadora profissional e de importância estratégica na movimentação de passageiros e cargas.
Fonte: Blog do Orlando
Domingo, 29 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia
O pastor Valadares anunciou sua filiação ao partido Podemos, liderado em Rondônia pelo prefeito de Porto Velho, Léo Moraes. O movimento marca uma no

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO
Os deputados estaduais estiveram reunidos na tarde da última terça-feira (24), no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia,m (Alero), onde apr

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos-RO) participou do lançamento oficial da Feira Agrotec 2026, realizado no Instituto Federal de Rondônia (

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil
A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária na terça-feira (24), três Projetos de Leis (PLs) que viabilizam a reestruturação da carre
Domingo, 29 de março de 2026 | Porto Velho (RO)