Porto Velho (RO) sábado, 28 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Pesquisadores investigam raízes judaicas no Judiciário de RO



Centro Histórico do Poder Judiciário Estadual (CDH) está sendo utilizado por integrantes do Centro Judaico de Rondônia (Cejuron), como fonte de pesquisa sobre as origens do povo judeu nos vales dos rios Madeira, Mamoré e Guaporé. A pesquisa para resgatar os registros é feita em processos judiciais, livros cartoriais de Imóveis, entre outras peças do acervo . A previsão é que o estudo dure até o mês de março.

A historiadora do CDH, Nilza Menezes, explica que há cerca de um mês dois pesquisadores estão utilizando o acervo do CDH para identificar os descendentes judaicos que vivem na região Amazônica e também sobre os imigrantes que exerceram cargos públicos em Santo Antonio do Madeira. É o caso de Chacon (nos arquivos não constam o seu nome completo), primeiro juiz da comarca nos anos de 1912-1914; o juiz Moyses José Bensabaht, suplente nos anos de 1913-1916 e o juiz José Penha do Distrito Judiciário do Estado do Amazonas.

Segundo o vice-presidente do Cejuron, Heleno Hazan, o estudo irá proporcionar uma exposição, prevista para o próximo mês de maio, quando as pessoas poderão conhecer os dados apurados no acervo do Judiciário. A mostra, segundo ele, percorrerá três municípios de Rondônia: Porto Velho, Ji-Paraná e Guajará Mirim. Em seguida será encaminhada para o Museu da Diáspora, em Israel. “Nosso empenho é para que todos os judeus possam compartilhar dos resultados da pesquisa. O material é rico e os historiadores da instituição estão colaborando para qualidade da acervo judaico”, enfatizou Hazan.

De acordo com a historiadora, pesquisadores de outras nacionalidade como portugueses, árabes e gregos também estão utilizando o Centro Histórico para consultar os documentos do Judiciário com o objetivo de esclarecer histórias dos seus antepassados. “Muitos procuram o CDH na tentativa de encontrar suas origens por meio de documentos que mostram registro de profissões, casamentos e atividades burocráticas. Estamos abertos à comunidade e o interesse pela diversidade cultural de nossa região tem sido constante”, completou Nilza Menezes, autora de artigo sobre o assunto.

Fonte: Ascom TJRO

Gente de OpiniãoSábado, 28 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

O pastor Valadares anunciou sua filiação ao partido Podemos, liderado em Rondônia pelo prefeito de Porto Velho, Léo Moraes. O movimento marca uma no

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Os deputados estaduais estiveram reunidos na tarde da última terça-feira (24), no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia,m (Alero), onde apr

Agrotec 2026: Cristiane Lopes destaca mais de R$ 77 milhões em investimentos na agricultura familiar e no agro

Agrotec 2026: Cristiane Lopes destaca mais de R$ 77 milhões em investimentos na agricultura familiar e no agro

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos-RO) participou do lançamento oficial da Feira Agrotec 2026, realizado no Instituto Federal de Rondônia (

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária na terça-feira (24), três Projetos de Leis (PLs) que viabilizam a reestruturação da carre

Gente de Opinião Sábado, 28 de março de 2026 | Porto Velho (RO)