Porto Velho (RO) sábado, 28 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Porto da Capital movimenta mais de 2,6 milhões de toneladas de cargas em 2009



Nesta quinta-feira (31), a Sociedade de Portos e Hidrovias (SOPH) divulgou números parciais sobre a movimentação de cargas no Porto de Porto Velho durante o ano de 2009. De acordo com o presidente da SOPH, José Marcondes Cerrutti, até agora, foram movimentadas 2.600.000 (dois milhões e seiscentas mil) toneladas de cargas pelos ancoradouros da cidade. “Os principais produtos que passam pelas nossas mãos são grãos, madeira beneficiada, açúcar, minério e granito. O principal destino continua sendo a Europa”, disse ele.

Cerrutti também aponta que, em valores, as cargas embarcadas e desembarcadas chegam a mais de 50 milhões de reais. Os números poderiam ser maiores, mas pela queda da cotação do dólar, não houve tanta exportação de madeira, um dos carros-chefes do Porto. “Ainda não temos o fechamento do mês de dezembro. Porém, o volume de cargas deve ser um pouco menor do que 2008. Um dos motivos foi o baixo volume de madeira embarcado, devido a redução do dólar. Mesmo assim, este índice de 2,6 milhões de toneladas não pode ser desprezado”.

Sobre a movimentação de cargas para as usinas hidrelétricas do Rio Madeira, o presidente da SOPH espera que em 2010, os números sejam satisfatórios. “Até o momento há poucos produtos chegando para as usinas de Santo Antônio e Jirau. Mas, para o segundo semestre de 2010, a expectativa é que haja a chegada de um grande volume de produtos. Estamos mantendo contatos com várias empresas que são responsáveis pelo transporte modal dos cargas que chegam para estas obras”, aponta Cerrutti.

As expectativas para o crescimento do volume de carga e descarga no Porto de Porto Velho são as melhores. “Esperamos um aumento em torno de 20 % com relação a 2009. Mas, esta pequena queda neste ano aconteceu pela crise que abalou muitas economias mundiais e com isso, o dólar despencou. 2010 é um ano de recuperação da agricultura, indústria e comércio do planeta. Com certeza, o Porto vai participar dessa nova fase de crescimento de todos”, finalizou José Marcondes Cerrutti.

Fonte: Felipe Corona  

Gente de OpiniãoSábado, 28 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

O pastor Valadares anunciou sua filiação ao partido Podemos, liderado em Rondônia pelo prefeito de Porto Velho, Léo Moraes. O movimento marca uma no

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Os deputados estaduais estiveram reunidos na tarde da última terça-feira (24), no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia,m (Alero), onde apr

Agrotec 2026: Cristiane Lopes destaca mais de R$ 77 milhões em investimentos na agricultura familiar e no agro

Agrotec 2026: Cristiane Lopes destaca mais de R$ 77 milhões em investimentos na agricultura familiar e no agro

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos-RO) participou do lançamento oficial da Feira Agrotec 2026, realizado no Instituto Federal de Rondônia (

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária na terça-feira (24), três Projetos de Leis (PLs) que viabilizam a reestruturação da carre

Gente de Opinião Sábado, 28 de março de 2026 | Porto Velho (RO)