Porto Velho (RO) segunda-feira, 30 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura entrega certificados no Ateliê de Corte e Costura


Como parte do projeto da secretaria municipal de Desenvolvimento Socioeconômico (Semdestur), em promover geração de emprego e renda, a prefeitura de Porto Velho entregou a quarenta e uma mulheres e um homem da zona sul de Porto Velho os certificados de conclusão do curso de Corte e Costura da Oficina Rosalina Carvalho. O curso teve carga horária de 180 horas. A formatura foi realizada no auditório da biblioteca Viveiro das Letras, ao lado da escola Joaquim Vicente Rondon, na noite desta quarta feira,18, e contou com a presença do prefeito Roberto Sobrinho, da primeira-dama Lucilene Peixoto, da coordenadora municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Yaralinda Freitas, do secretário municipal da Semdestur, Agnaldo Nepomuceno, além dos familiares dos participantes.

A maioria das mulheres que concluíram o curso é dona de casa, na faixa dos 23 aos 57 anos, com renda familiar de um salário mínimo, e com ensino fundamental completo. Algumas já tinham certa noção de corte e costura, mas muitas nunca tinham trabalhado com essa atividade. Elas procuraram o curso para ter uma nova profissão, além de aumentar a renda e também a autoestima.

Na ocasião a oradora da turma, Irene Pinheiro de Oliveira, falou da importância do curso: “Esse curso é muito importante para cada um dos formandos pela oportunidade de crescimento profissional. Nós somos muito gratos ao prefeito Roberto Sobrinho e ao secretário Agnaldo Nepomuceno pela iniciativa de qualificar pessoas que não tinham perspectivas de uma profissão e que agora os sonhos se tornam realidade”, disse a dona de casa.

A professora do curso, Elizabeth Teodoro da Silva, ficou satisfeita com o objetivo do curso que segundo ela, foi plenamente alcançado. “O nosso objetivo era desenvolver no aluno a habilidade da costura, através de exercícios práticos para que assim pudessem buscar uma qualificação, e eles saem daqui com mais uma capacitação profissional, uma nova alternativa para aumentar sua renda familiar, e isso já justifica todo o nosso esforço” argumentou a professora.

A primeira-dama do município Lucilene Peixoto elogiou a capacidade feminina: “A capacidade das mulheres está além do preconceito. Hoje a mulher é capaz de fazer qualquer atividade profissional e este momento aqui é muito gratificante para todos nós que fizemos parte das várias ações em que o prefeito Roberto Sobrinho está sempre valorizando as mulheres e criando novas oportunidades a todas”, ressaltou. Para Yaralinda Freitas, a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres o curso transformou simples donas de casa em modistas e costureiras profissionais. “Já estão prontas para o mercado de trabalho”, disse

Liberdade

O secretário Agnaldo Nepomuceno ressaltou a importância de um curso de qualificação que beneficia um considerável quantitativo de pessoas. “Agradeço a todos os funcionários que não mediram esforços para realização do evento e lembro-me como se fosse hoje que quando criança, fui sustentado pelo fruto do trabalho de minha mãe que costurava para fora. Esse evento não representa apenas a entrega de certificados, mas sim a liberdade financeira para muitas que vão abrir o seu atelier de costuras e podem contar com a ajuda do Banco do Povo”, finalizou.

O prefeito Roberto sobrinho também agradeceu a Semdestur e aos parceiros e lembrou que de 2003 a 2004 existiam muitos desempregados no município de Porto Velho. Com a chegada das usinas, vieram muito empregos, mas não havia pessoas qualificadas para os serviços e uma das exigências para que as usinas de Santo Antônio Energia e Jirau se instalassem no município foi à qualificação de mão de obra, daí surgiram vários projetos entre eles o Acreditar que formou mais de 10 mil profissionais, e graças a essa formação hoje essas pessoas têm condições de ter emprego em qualquer lugar do país”, argumentou o prefeito dizendo que se sente muito feliz em ter possibilitado muitas oportunidades de emprego e de melhoria da qualidade de vida para a população.

Novas perspectivas

Franciele Marques da Silva tem apenas 23 anos e já sonha com seu atelier de costura. “Nosso próximo passo agora é montar o nosso espaço de trabalho, junto com a minha irmã e para isso estamos contando com a ajuda do Banco do Povo”, disse. Dona Aracy Vieira Frota tem 57 anos, foi o melhor exemplo entre os concluintes. “Nunca é tarde para aprender mais, eu já sabia costurar, e agora aprendi novas e mais modernas técnicas”, disse. Erivan Beleza Noé fez o contraponto e mostrou que corte e costura é coisa pro sexo masculino também. “Minha mãe é costureira e minha grande incentivadora. Agora, vou aproveitar tudo o que aprendi aqui e trabalhar com ela, aumentando a renda da nossa família” disse o novo costureiro.

E para mostrar que teoria e prática, para quem fez o curso, agora andam juntas, todos os concluintes compareceram à cerimônia com figurinos confeccionados por eles mesmos. Os formandos participaram de um desfile realizado no próprio auditório e foram bastante aplaudidos pelo público presente.

Fonte: Jean Carla

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira

Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira

O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) participou do lançamento oficial da Agroari – Feira do Agronegócio de Ariquemes, evento que destaca a impo

Deputada Ieda Chaves propõe spray gratuito para mulheres sob medida protetiva em Rondônia

Deputada Ieda Chaves propõe spray gratuito para mulheres sob medida protetiva em Rondônia

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou Indicação N.º 16381/2026 ao governo de Rondônia para realização de estudo de viabilidade

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

O pastor Valadares anunciou sua filiação ao partido Podemos, liderado em Rondônia pelo prefeito de Porto Velho, Léo Moraes. O movimento marca uma no

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Os deputados estaduais estiveram reunidos na tarde da última terça-feira (24), no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia,m (Alero), onde apr

Gente de Opinião Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)