Porto Velho (RO) sábado, 28 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura reforça fiscalização de trânsito com o auxílio de policiais militares



Cento e dezenove soldados da Companhia de Trânsito da Polícia Militar iniciaram nesta terça-feira, 19, o trabalho de fiscalização de trânsito auxiliando a Prefeitura de Porto Velho no serviço. O reforço é resultado de um convênio assinado em dezembro passado pelo município, por meio da secretaria municipal de Trânsito e a PM, representando o Governo do Estado, que possibilitou a delegação de competência para a inspeção do trânsito da capital. 

Os detalhes finais da parceria foram acertados em uma reunião de trabalho realizada, no Comando Geral da Polícia Militar. Além dos PMs, a prefeitura também colocará na fiscalização 50 agentes de trânsito contratados pelo município. “O convênio estava suspenso desde janeiro de 2008 e foi retomado agora por decisão política do prefeito Roberto Sobrinho. E é uma medida importante, porque vamos contar com essa corporação da Polícia Militar para nos ajudar a organizar melhor essa questão do trânsito, que ainda apresenta um quadro preocupante. Esta é uma problemática que precisamos atacar e quanto mais fiscalização melhor”, adianta a secretária. 

Os policiais militares foram destacados para atuarem em pontos estratégicos como as áreas comerciais tanto do Centro como das zonas leste e sul da cidade. A fiscalização consistirá em averiguar casos de estacionamento irregular e em fila dupla, uso de celular enquanto o motorista dirige, ultrapassagem de sinal vermelho, não utilização do cinto de segurança, entre outros.

Índices

Com esse contingente nas ruas, a secretária municipal de Trânsito, Fernanda Moreira, afirma que a população terá mais segurança para trafegar pelas vias da cidade. Para a secretária, a medida já se fazia necessária por causa do número de acidentes nas ruas de Porto Velho. 

Mesmo com a redução de 23,07% no número de mortos em acidentes de trânsito de 2008 para 2009, a secretária afirma que o número de óbitos ainda é muito alto. Em 2008, foram 104 vítimas fatais e no ano passado 80 mortes, enquanto o número de acidentes passou de cinco mil em 2009.“Nosso objetivo é reduzir o número de acidentes. E para isso a prefeitura vem atuando em várias frentes e não apenas na questão da fiscalização. Trabalhamos também com serviço de sinalização de ruas e avenidas e também na educação para o trânsito. Nossa meta é ampliar essas ações”, frisa a secretária Fernanda Moreira. 

Na última reunião com a Policia Militar, também ficou acertado que em fevereiro, com a volta das aulas, os PMs também vão auxiliar a prefeitura na fiscalização em frente às escolas, garantindo mais segurança no retorno às aulas. 

Fonte: Joel Elias

Gente de OpiniãoSábado, 28 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

O pastor Valadares anunciou sua filiação ao partido Podemos, liderado em Rondônia pelo prefeito de Porto Velho, Léo Moraes. O movimento marca uma no

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Os deputados estaduais estiveram reunidos na tarde da última terça-feira (24), no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia,m (Alero), onde apr

Agrotec 2026: Cristiane Lopes destaca mais de R$ 77 milhões em investimentos na agricultura familiar e no agro

Agrotec 2026: Cristiane Lopes destaca mais de R$ 77 milhões em investimentos na agricultura familiar e no agro

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos-RO) participou do lançamento oficial da Feira Agrotec 2026, realizado no Instituto Federal de Rondônia (

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária na terça-feira (24), três Projetos de Leis (PLs) que viabilizam a reestruturação da carre

Gente de Opinião Sábado, 28 de março de 2026 | Porto Velho (RO)