Segunda-feira, 7 de outubro de 2013 - 20h11
Em dois anos e nove meses de governo a produção de tambaqui em cativeiro em Rondônia teve um aumento significativo, informou o secretário regional de Governo em Ji-Paraná, Romildo Pereira, em pronunciamento oficial na 1ª Festa do Tambaqui, na comunidade São Simão, na linha 128, KM 10, em Ji-Paraná.
Em meados de 2011 a comercialização de tambaqui no Estado chegou a produzir 12 mil toneladas, conforme estatísticas dos órgãos governamentais. “No mês passado a venda do peixe já superou 50 mil toneladas”, disse o secretário regional, não descartando a possibilidade de essa marca ser superior. “Este dado está contabilizado, é certo”.
O crescimento da criação do tambaqui em cativeiro está diretamente associado ao incentivo governamental por meio do programa “Água Produtiva”. O programa incrementa e potencializa o setor beneficiando os produtores rurais com horas/máquina a custos efetivamente baixos quando comparados aos de padrões atuais.
O Água Produtiva foi criado pelo Governo da Cooperação com o intuito de subsidiar o agricultor na incorporação de áreas à piscicultura. Executado pela Emater, através de suas mais de 60 unidades distribuídas pelo Estado, sob interveniência da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), o programa conta com parceria da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam).
O pescado vem se tornando um atrativo econômico para os produtores rurais, especialmente aos da agricultura familiar devido a criação não depender de grandes áreas, segundo informou o presidente da Associação da comunidade São Simão, o produtor rural Francisco Mariano. “Essa atividade tem possibilitando o aumento da produção de pescado gerando assim melhorias na qualidade de vida das famílias beneficiadas”, avalia Mariano.
Festa do Tambaqui
Visando a popularização do consumo do tambaqui, a direção da associação da comunidade São Simão realizou durante dois dias, sábado e domingo, a 1ª Festa do Tambaqui. “Além da popularização, nosso objetivo com o evento é de angariar fundos para melhorar a infraestrutura da Associação”, explicou o presidente Francisco Mariano.
A infraestrutura que se refere o presidente é a aquisição de caminhão frigorífico e fábrica de gelo para que os próprios associados vendam a produção na própria cidade e região. Para o presidente, ainda com as falhas, o evento foi considerado positivo. “O mais importante é que demos o pontapé inicial. Agora é ir melhorando cada vez mais e tornar a Festa do Tambaqui mais um atrativo para Ji-Paraná”, destacou Mariano.
Fonte: Paulo Sérgio / Decom
Quinta-feira, 26 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil
A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária na terça-feira (24), três Projetos de Leis (PLs) que viabilizam a reestruturação da carre

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos
A política rondoniense ganha um novo fôlego com o anúncio oficial da deputada federal Cristiane Lopes. Em um movimento estratégico visando a reeleiç

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades
A União de Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ucaver) realizou, na noite de terça-feira (24), no auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia (A

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero
Os deputados estaduais aprovaram dois projetos de lei complementar que tratam da valorização dos servidores efetivos da Assembleia Legislativa de Ro
Quinta-feira, 26 de março de 2026 | Porto Velho (RO)