Porto Velho (RO) quarta-feira, 25 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Produtor investe na produção de silagem


O produtor Joelson Aparecido Franco, morador da Linha C-55, da BR-421, no município de Ariquemes, está satisfeito com o investimento que vem fazendo em silagem. Para este ano ele reservou 7,5 hectares para a produção e já iniciou o corte do milho. Com o investimento, ele quase quadruplicou a produção.

Hoje, a produção é de 48 toneladas por hectare, mas ele lembra que quando iniciou era de apenas 13 toneladas por hectare. O investimento foi feito com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri) e da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO).

A propriedade é diversificada com pecuária e piscicultura, com 10 hectares de lâmina de água. Neste ano iniciou o plantio de soja, mas ele destaca que “a silagem é a melhor alternativa para suplementar o gado no período da seca”, já que nesse período a pastagem é de baixa qualidade.

Com as orientações dos extensionistas da Emater de Ariquemes, Joelson começou a investir em silagem e conseguiu aumentar a produção. Primeiro foi com a escolha da área para plantio, depois a medição com GPS, coleta de solo para análise com recomendação para calagem, adubação de base, plantio, adubação de cobertura e aplicação de insumos. Por fim, a escolha do local para fazer o silo, ponto de colheita do milho e corte.

Neste ano o produtor plantou 15 hectares de milho e destinou 7,5 hectares para produção de silagem. O restante foi destinado para produção de grãos. Joelson vem investindo também na estrutura da propriedade. Para isso adquiriu novos implementos agrícolas a fim de facilitar a produção de silagem.
O apoio recebido dos técnicos da Emater local tem contribuído muito para que ele obtenha os resultados satisfatórios. Além de orientar Joelson, os extensionistas também orientam e ajudam outros produtores do município emprestando a forrageira para cortar o milho.

Fonte: Wania Ressutti
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 25 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos

A política rondoniense ganha um novo fôlego com o anúncio oficial da deputada federal Cristiane Lopes. Em um movimento estratégico visando a reeleiç

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades

A União de Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ucaver) realizou, na noite de terça-feira (24), no auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia (A

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero

Os deputados estaduais aprovaram dois projetos de lei complementar que tratam da valorização dos servidores efetivos da Assembleia Legislativa de Ro

Presidente da Fecomércio Rondônia cumpre agenda estratégica com parlamentares na capital federal

Presidente da Fecomércio Rondônia cumpre agenda estratégica com parlamentares na capital federal

O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio Rondônia e vice-presidente da CNC, Raniery Araújo Coêlho, cumpre uma intensa agen

Gente de Opinião Quarta-feira, 25 de março de 2026 | Porto Velho (RO)