Porto Velho (RO) sexta-feira, 27 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Rodoviários fecharam BR-364 em protesto ao governo


Hoje(29) pela manhã  a BR-364 foi fechada na altura da Estância Dallas próximo à Candeias do Jamari; sendo que às 7h30 a fila já superava os três quilômetros nos dois sentidos. O protesto foi organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Rodoviário (SINTRAR), contra a intenção do governador Confúcio Moura de regulamentar o transporte alternativo intermunicipal de passageiros; o Sindicato alega descaso do governo com as nefastas consequências para os motoristas de ônibus e demais trabalhadores envolvidos com o transporte convencional de passageiros.

Para o SINTTRAR, o Decreto que o governo pretende editar para regulamentar a Lei n. 2366, de 15 de dezembro de 2010, que institui o Serviço de Transporte Público Alternativo, representa um grande risco não só para os trabalhadores do sistema de ônibus, como também para os atuais taxistas que fazem há mais de 20 anos o sistema de taxi lotação, não regulamentado. O Sindicato alerta aos taxistas que a última tentativa de se implantar um serviço direcionando as vagas para um segmento, que foi o serviço de mototáxi de Porto Velho, foi anulado pela Justiça a pedido do Ministério Público.

Uma ameaça que passa a pairar sobre a cabeça dos motoristas de ônibus e taxistas é a possibilidade, prevista na minuta do Decreto apresentada pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), de que novas vagas poderão ser abertas para o serviço alternativa após a fase inicial, sendo que estas seriam abertas ao público. O presidente do SINTTRAR, Antonio Carlos da Silva, O Da Silva, ressalta "que o transporte clandestino não respeita o direito de gratuidade do idosos e de outras pessoas que em tem esse direito, como os militares.

A indignação da categoria chegou ao auge com a postura do governador, que encarregou o procurador da PGE Anísio Paixão de debater com várias entidades a regulamentação da Lei, sendo que ao mesmo tempo fez reuniões paralelas com a Federação das Associações do Serviço de Transporte Alternativo (FETARON), trazendo muita insegurança sobre o que realmente estava sendo discutido. Além disso o governo se recusou a receber o SINTTRAR e garantir assento à ele nas discussões, alegando que o mesmo não fazia parte da categoria taxista; entretanto os motoristas de ônibus e demais trabalhadores do sistema serão os mais atingidos.

FONTE: SINTTRAR

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária na terça-feira (24), três Projetos de Leis (PLs) que viabilizam a reestruturação da carre

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos

A política rondoniense ganha um novo fôlego com o anúncio oficial da deputada federal Cristiane Lopes. Em um movimento estratégico visando a reeleiç

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades

A União de Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ucaver) realizou, na noite de terça-feira (24), no auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia (A

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero

Os deputados estaduais aprovaram dois projetos de lei complementar que tratam da valorização dos servidores efetivos da Assembleia Legislativa de Ro

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)