Domingo, 4 de agosto de 2013 - 00h11
Uma nova modalidade de golpe contra servidores públicos está preocupando o funcionalismo e exige muita atenção da categoria.
O alerta foi lançado pelo Sintero depois que vários servidores procuraram o sindicato para pedir orientação. Em alguns casos os servidores só procuraram o sindicato somente após terem caído no golpe.
O golpe é aplicado por infratores de fora do Estado de Rondônia e consiste no envio à residência dos servidores, de um suposto aviso de uma assessoria jurídica fictícia, a “Ellos Assessoria Jurídica” com endereço também fictício, em São Paulo.
A correspondência, cujo texto foi elaborado para confundir os servidores, informa de maneira confusa e truncada a suposta existência de uma “ação coletiva cível pública” movida contra uma certa “caixa de pecúlio e pensão do fundo de reserva técnica”, e apresenta um valor a que o servidor teria direito.
Quando o servidor entra em contato para obter informações, a atendente informa que para liberar o dinheiro, é preciso que seja efetuado um depósito urgente, pois se deixar para o outro dia o dinheiro não poderá mais ser liberado.
O Sintero alerta para os muitos detalhes do texto grosseiro e cheio de erros de concordância que caracterizam o golpe.
Primeiro pelo fato de que todas as ações judiciais dos servidores são movidas a partir de assembleias da categoria, com a presença de advogados que explicam as ações e a sua tramitação.
Além disso a correspondência apresenta nomes fictícios de funcionários e falsos advogados, o que explica a ausência do número da inscrição na OAB.
Por último, a principal característica de todos os golpes: a exigência de um pagamento adiantado para só depois ocorrer a liberação do suposto benefício.
O Sintero orienta aos servidores que receberem a tal correspondência para que procurem a polícia e denunciem o golpe.
Os servidores que precisarem obter qualquer informação sobre ações judiciais ou pagamentos, devem procurar diretamente o Sintero, onde terão a informação segura e correta.
Fonte: Ascom
Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil
A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária na terça-feira (24), três Projetos de Leis (PLs) que viabilizam a reestruturação da carre

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos
A política rondoniense ganha um novo fôlego com o anúncio oficial da deputada federal Cristiane Lopes. Em um movimento estratégico visando a reeleiç

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades
A União de Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ucaver) realizou, na noite de terça-feira (24), no auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia (A

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero
Os deputados estaduais aprovaram dois projetos de lei complementar que tratam da valorização dos servidores efetivos da Assembleia Legislativa de Ro
Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)