Segunda-feira, 30 de novembro de 2009 - 16h40
Por Nara Vargas
Em coletiva para a imprensa realizada na manhã desta segunda feira, 30, o prefeito Roberto Sobrinho anunciou o seu apoio a candidatura do Deputado Federal, Eduardo Valverde ao governo do estado de Rondônia. Cercado de centenas de correligionários, simpatizantes do Partido dos Trabalhadores, Vereadores, Deputados Estaduais, da Senadora Fátima Cleide e de todo o secretariado, Roberto Sobrinho enumerou os motivos pelos quais decidiu abrir mão da candidatura ao governo.
Em primeiro lugar Roberto Sobrinho citou a vontade da própria população que o elegeu com mais de 66% dos votos, para continuar administrando a capital até o final de seu mandato.
Em segundo lugar, foi a vontade do próprio presidente Lula manifestada em várias reuniões realizadas em Brasília, juntamente com o Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. “Nestes entendimentos foi abordada a situação em que passa hoje a capital, como um dos municípios mais beneficiados pelos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC e os projetos para a inclusão de Porto Velho, já no PAC-2, no ano que vem” afirma o prefeito.
Em terceiro lugar, a disputa interna no Partido dos Trabalhadores foi e sempre será muito saudável, esclareceu Sobrinho. “Nós partimos para o debate e para o embate se for preciso, mas depois de tomadas as decisões de acordo com a maioria, nós estamos unidos para a luta de sempre e não seria eu a causar nenhuma divisão dentro do meu próprio partido, argumentou o prefeito, salientando ainda que o Deputado Valverde tem nome e reúne todas as condições necessárias para sair candidato ao governo do estado, carregando os projetos do partido”.
E por último,o prefeito falou de outro motivo que o levou a abrir mão da candidatura ao governo do Estado. “Minha mulher foi ponto determinante também nesta decisão, quando deixou claro que eu deveria cumprir o mandato para o qual fui eleito e sem dúvida eu não deixaria de ouvir um apelo da minha companheira que tem sido uma grande aliada nesta jornada” disse o prefeito.
Durante a coletiva, o prefeito também abordou a questão partidária da candidatura ao governo do estado, no ano que vem. “ A política de alianças fica também um tanto comprometida, embora eu venha realizando um ótimo trabalho de parceria com o meu vice Emersom Castro, mas o PMDB já manifestou a vontade de sair com candidato próprio e eu creio que ficaria muito difícil um entendimento para composição no futuro, finalizou Roberto.
O candidato
Sobre Eduardo Valverde, o prefeito Roberto Sobrinho disse que é o candidato do partido que reúne entre as qualidades necessárias para apresentar ao estado, as propostas e projetos já desenvolvidos na capital.” Eu espero que o povo de Rondônia nos dê a mesma oportunidade que o povo da capital nos deu ao confiar na nossa candidatura.Sobre o futuro, Roberto disse que foi convidado pelo próprio presidente Lula, para ser o coordenador Estadual da campanha à presidência da chefe da casa civil, Dilma Roussef.
O Deputado Eduardo Valverde encerrou a coletiva dizendo que não ficava nenhum ressentimento dentro do partido e que a escolha do seu nome foi o entendimento do partido pelo qual todos trabalham e levem suas ideologias. “Nós temos em Roberto Sobrinho um referencial de administração e é por isso que todos unidos vamos trabalhar para levar para o estado a mesma proposta que tem dado tão certo até hoje, já em dois mandatos”finalizou Valverde.
Sábado, 28 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia
O pastor Valadares anunciou sua filiação ao partido Podemos, liderado em Rondônia pelo prefeito de Porto Velho, Léo Moraes. O movimento marca uma no

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO
Os deputados estaduais estiveram reunidos na tarde da última terça-feira (24), no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia,m (Alero), onde apr

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos-RO) participou do lançamento oficial da Feira Agrotec 2026, realizado no Instituto Federal de Rondônia (

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil
A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária na terça-feira (24), três Projetos de Leis (PLs) que viabilizam a reestruturação da carre
Sábado, 28 de março de 2026 | Porto Velho (RO)