Quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013 - 06h39
Irregularidades no edital levaram o Tribunal de Contas (TCE) a determinar, de forma monocrática, a suspensão do pregão eletrônico realizado pela Companhia de Águas e Esgoto de Rondônia (Caerd), para a contratação de serviços gráficos e de cópias e reproduções.
Com valor estimado em mais de R$ 1,3 milhão, o pregão foi suspenso em decorrência da existência de irregularidades detectadas pelo corpo técnico do TCE, devidamente acolhidas na Decisão Monocrática nº 16/2013/GCFCS, as quais, caso não sejam sanadas, podem viciar ou comprometer o certame.
Entre as inconformidades, destaca-se a fragilidade da estimativa de preços apresentadas pela Caerd, que apresentam diferenças entre si de até 2.300% para o mesmo item, tornando-se, assim, impossível retratar o real preço dos serviços pretendidos com a contratação.
Outra irregularidade anotada foi a adoção, pela licitante, de critério de julgamento por lote, o que, na análise técnica feita pelo TCE, foi considerada medida antieconômica, uma vez que, caso escolhido o critério de menor preço por item, evidenciou-se uma economia em torno de 63%.
Além de determinar a paralisação do certame, o Tribunal de Contas também encaminhou cópia do relatório técnico à Caerd, para conhecimento, acrescentando que só será aberto prazo para o contraditório e a ampla defesa depois que o Ministério Público de Contas (MPC) se manifestar.
No portal do Tribunal de Contas (www.tce.ro.gov.br) é possível ler a decisão monocrática na íntegra.
Fonte: TCE
Sábado, 28 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia
O pastor Valadares anunciou sua filiação ao partido Podemos, liderado em Rondônia pelo prefeito de Porto Velho, Léo Moraes. O movimento marca uma no

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO
Os deputados estaduais estiveram reunidos na tarde da última terça-feira (24), no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia,m (Alero), onde apr

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos-RO) participou do lançamento oficial da Feira Agrotec 2026, realizado no Instituto Federal de Rondônia (

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil
A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária na terça-feira (24), três Projetos de Leis (PLs) que viabilizam a reestruturação da carre
Sábado, 28 de março de 2026 | Porto Velho (RO)