Segunda-feira, 25 de outubro de 2021 - 18h43
O 6º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do
Café de Rondônia (Concafé) 2021 aconteceu nessa quinta e sexta-feira (21,22) no
Complexo Beira Rio em Cacoal e reuniu produtores de café robusta de 30
municípios de Rondônia, que concorrem a quase 400 mil reais em prêmios. Foram
237 inscritos para participarem da premiação, entre homens e mulheres
cafeicultores.
O evento é uma realização do governo do Estado de Rondônia, através da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), em parceria com o Sebrae em Rondônia que, na ocasião, apresentou as ações do projeto para o fortalecimento da Identificação Geográfica (IG) do Robusta Amazônico – Denominação de Origem Matas de Rondônia. O Sebrae realizou orientações e oficina com especialistas em cafeicultura no Brasil e exterior. Durante o Concafé, houve uma diversificada feira com produtos regionais e artesanatos.
Para Daniel Pereira, diretor superintendente do Sebrae em Rondônia, esse é um projeto para mais ou menos 300 famílias, mas serve de referência para 10.500 de 15 municípios.“ É um dos trabalhos mais fantásticos do setor produtivo que Rondônia já produziu. Eu tenho uma satisfação dupla aqui nesse concurso porque quando ele foi instituído, eu estava no governo do estado e agora já é a segunda edição que venho como superintendente do Sebrae, então eu brinco que sou a única pessoa que sentou dos dois lados da mesa. Mas é um projeto muito importante porque além do governo do Estado e do Sebrae, a gente conta com o Ministério da Agricultura, Embrapa, instituições privadas, múltiplas e apoiadores desse trabalho maravilhoso. Hoje o café de Rondônia é conhecido internacionalmente”, exclamou Daniel.
”A secretaria estadual da agricultura tem uma parceria muito significativa com o Sebrae, tanto na agroindústria, na área de capacitação, nos grandes eventos, nas feiras de diversos segmentos e não é diferente com o Concafé. Esse concurso com certeza já levou para todo o Brasil e até exterior e vai elevar ainda mais o nome do nosso Estado. Hoje somos referência em cafés. Parabéns à Caferon, que está conduzindo a IG Matas de Rondônia, e a todos que estão difundindo essa potência econômica da nossa região, para consolidar a marca Café Robusta Amazônico – Denominação de Origem Matas de Rondônia”, finalizou Evandro Padovani, Secretário de Estado da Agricultura (Seagri).
Quem também participou do evento foi o diretor técnico do Sebrae em Rondônia, Samuel de Almeida. “O Concafé é um movimento estratégico da promoção do desenvolvimento , principalmente dando destino à qualidade do nosso café que já conquistou o cenário nacional e internacional , um ambiente propício para o fortalecimento da cadeia produtiva em todos os elos. Todos envolvidos para o crescimento de forma sustentável e competitiva, gerando benefícios para toda cadeia produtiva no estado de Rondônia. No próximo mês de Novembro estaremos expondo na semana internacional do café, o nosso produto de Rondônia para o Brasil inteiro, na maior feira da América Latina de café da nossa Amazônia e nós estaremos presente”, falou Samuel.
“Estamos aqui nesse evento em Cacoal em parceria com o Sebrae e a Emater, Seagri . E esse é o primeiro ano que estamos aqui com a Concafé, a agroindústria fazendo a participação, juntamente com nosso secretário Padovani , trouxeram essa parceria e hoje, posso mostrar meus produtos para as pessoas que aqui visitam a feira”, concluiu Eliel Almeida, micro empresário e participante da feira do Concafé em Cacoal.
Resultados
O cafeicultor Ronieli Hel, de Novo Horizonte do Oeste (RO), conquistou o 1º lugar no Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé) 2021, representando o nome de sua família. A segunda colocação ficou para o indígena Valdir Aruá, de Alta Floresta D’ Oeste (RO). Em 2019, Valdir terminou a competição também em segundo lugar e se tornou o primeiro indígena de Rondônia a ser premiado pela qualidade da produção do café.
A 11ª edição da Semana Internacional do Café 2024, realizada em 22 de novembro em Belo Horizonte, consolidou Rondônia como um dos principais estados
Café de Rondônia bate todos os recordes de vendas e atinge ápice em 2024
Para Rondônia, 2024 tornou-se histórico à cultura do café em todo o estado porque marca a consolidação da prática como um dos pilares mais importa
Curso on-line para produção de castanheira-da-amazônia em miniestufa tem inscrições abertas
O e-Campo, vitrine de capacitações on-line da Embrapa, está com inscrições abertas para o curso “Produção de mudas de Castanheira-da-amazônia em min
Conhecido pelo cultivo de grãos, Cone Sul de Rondônia prospera com produção de café
Depois de se consolidar em municípios da região do Rio Machado, Zona da Mata, Vale do Guaporé e Central de Rondônia como cultura sustentável e lucrati