Quarta-feira, 16 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Agricultura

Abertas as inscrições para 1º Concurso de Qualidade de Queijos de Rondônia; evento reforça a qualidade e valorização da produção


ConQueijo visa promover a qualidade e  valorização das produções queijeiras rondonienses - Gente de Opinião
ConQueijo visa promover a qualidade e valorização das produções queijeiras rondonienses

O Concurso de Qualidade de Queijos de Rondônia – ConQueijo faz parte da programação da 3ª edição da Feira Estadual RondoLEITE, que acontecerá durante a realização da 9ª Rondônia Rural Show Internacional, de 23 a 28 de maio de 2022, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, Br 364, Km 333 em Ji-Paraná.

O 1º ConQueijo visa promover a qualidade e a valorização das produções queijeiras das agroindústrias familiares e dos estabelecimentos agroindustriais de pequeno porte de leite e derivados, proporcionando ao produtor rural um maior conhecimento das características técnicas na qualidade do produto final oferecido, em função dos atributos sensoriais avaliados por analistas especialistas.

As inscrições poderão ser realizadas por meio da ficha disponível no site https://rondoniaruralshow.ro.gov.br/rondoleite/conqueijo, até o dia 6 de maio de 2022. Podem participar do concurso agroindústrias familiares e estabelecimentos agroindustriais de pequeno porte de leite e derivados, localizados em Rondônia. As fichas de inscrição deverão ser preenchidas e assinadas pelo proprietário, o responsável técnico do empreendimento, e também pelo extensionista rural encarregado pela inscrição e encaminhamentos. Devem apresentar, ainda, Certificado de Regularização do Empreendimento: Serviço de Inspeção Municipal – Sim, Serviço de Inspeção Estadual – SIE ou Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária – SISBI POA e cópias dos documentos pessoais do proprietário: Registro Geral – RG e Cadastro de Pessoas Físicas – CPF.

O concurso contemplará as seguintes categorias: Queijo Mussarela (em barra); Queijo Provolone; Queijo Coalho; Queijo Minas Padrão; Queijo Massa Filada – formatos de nozinho e cabacinha. As amostras devem ser fornecidas pelos produtores para serem avaliadas inteiras e intactas, ou seja, não-fracionadas, sem orifícios ou sondagens.

Conforme o regulamento, o participante poderá se inscrever com seus produtos em uma ou mais categorias, com no máximo um queijo para cada categoria e deve enviar três unidades do mesmo lote de fabricação do produto para julgamento para cada categoria inscrita.

As amostras devem ser enviadas para os postos localizados nos escritórios da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater-RO local, de 16 a 20 de maio. Para quem não conseguir enviar as amostras nos dias estabelecidos, será permitida a entrega diretamente à comissão organizadora, com um dia de antecedência do início da Rondônia Rural Show Internacional, ou seja, no dia 22 de maio, das 7h30 até as 10h, no Pavilhão da Bovinocultura da 3ª RondoLEITE.

O resultado será divulgado pela comissão organizadora, composta por servidores da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, Emater e Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril -Idaron, sendo coordenada por pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – EPAMIG/MG, e pelos órgãos da imprensa, durante a 3ª RondoLEITE, no dia 28 de maio de 2022, no estande da Seagri local.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 16 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de RO celebra Dia Mundial do Café com avanços, valorização e ações para produtor

Governo de RO celebra Dia Mundial do Café com avanços, valorização e ações para produtor

Neste Dia Mundial do Café, 14 de abril, Rondônia reafirma sua posição de destaque na produção de café robusta de qualidade, com uma série de ações d

Governador Marcos Rocha abre oficialmente a colheita do cacau em Rondônia e exalta potencial do estado no cenário nacional

Governador Marcos Rocha abre oficialmente a colheita do cacau em Rondônia e exalta potencial do estado no cenário nacional

O município de Buritis foi palco, neste sábado (13), da cerimônia oficial que marca o início da colheita do cacau em Rondônia, conforme estabelece a

Agricultores familiares de seis municípios rondonienses poderão receber pagamento por conservar floresta nativa

Agricultores familiares de seis municípios rondonienses poderão receber pagamento por conservar floresta nativa

Os agricultores familiares de pequenos imóveis rurais dos municípios rondonienses de Porto Velho, Nova Mamoré, Candeias do Jamari, Machadinho do Oes

Governo de RO realiza lançamento do início da colheita do cacau em Buritis

Governo de RO realiza lançamento do início da colheita do cacau em Buritis

O governo de Rondônia promove, neste sábado (12), às 9h, o “Lançamento do Início da Colheita do Cacau”. O evento acontece em Buritis, na propriedade

Gente de Opinião Quarta-feira, 16 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)