Segunda-feira, 8 de abril de 2024 - 13h48
Durante o primeiro trimestre de 2024, o Governo de Rondônia fortaleceu o recebimento dos alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Federal, na modalidade Compra com Doação Simultânea. A ação acontece por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), em parceria com a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) e prefeituras municipais.
Ao todo, 2.115 agricultores familiares cadastrados no Programa foram beneficiados, e receberam os valores correspondentes à demanda entregue. Além disso, 389 entidades filantrópicas distribuídas nos 52 municípios do Estado, recebem os alimentos, contribuindo para a segurança alimentar e nutricional de muitas pessoas, em situação de vulnerabilidade. O investimento total para essa iniciativa foi de R$ 5.831.539,46 (cinco milhões, oitocentos e trinta e um mil, quinhentos e trinta e nove reais e quarenta e seis centavos), disponibilizados pelo Governo Federal.
Essa ação demonstra o comprometimento das instituições e dos produtores rurais em promover a inclusão social, o fortalecimento da agricultura familiar e o combate à fome e desnutrição no estado de Rondônia. É um passo importante no sentido de garantir o acesso a alimentos de qualidade à população mais necessitada.
EDITAL
O Governo de Rondônia também fez o lançamento de um edital para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) estadual no valor de R$ 3 milhões de reais, que irá beneficiar aproximadamente, 630 agricultores familiares. O edital encontra-se em fase final de análises de propostas.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Programa de Aquisição de Alimentos é uma importante ferramenta para incentivar a produção local, gerar renda aos agricultores familiares e garantir o acesso a alimentos frescos e de qualidade para quem mais precisa. “É fundamental que essas ações continuem sendo desenvolvidas e ampliadas, para garantir a inclusão social e o combate à fome e desnutrição, em Rondônia”, salientou.
PROJETO
Outra ação desenvolvida nesse trimestre de 2024, pela Seagri, foi o início do Projeto de Incentivo à Segurança Alimentar, que tem como objetivo implementar hortas agroecológicas comunitárias em escolas e aldeias indígenas de Rondônia. Na Escola Estadual Princesa Isabel foi implantada horta com abóbora, couve, rúcula, cebolinha e coentro, cuja produção vai beneficiar a merenda escolar de aproximadamente 150 alunos. Na aldeia Bom Samaritano, da etnia Karitiana, a horta está em plena produção, fornecendo abóbora, pepino, alface, couve, cebolinha, rúcula e pimentão, que vai auxiliar na alimentação de nove famílias.
Segundo o secretário de Estado da Agricultura, Luiz Paulo, o Projeto contribui para a conscientização sobre a importância da agricultura familiar e da alimentação saudável. “É fundamental que iniciativas como essa sejam ampliadas e replicadas em outras comunidades, e assim, garantir a disponibilidade de alimentos nutritivos para toda a população, esperamos que ela traga benefícios duradouros às escolas e aldeias envolvidas”, concluiu.
A 11ª edição da Semana Internacional do Café 2024, realizada em 22 de novembro em Belo Horizonte, consolidou Rondônia como um dos principais estados
Café de Rondônia bate todos os recordes de vendas e atinge ápice em 2024
Para Rondônia, 2024 tornou-se histórico à cultura do café em todo o estado porque marca a consolidação da prática como um dos pilares mais importa
Curso on-line para produção de castanheira-da-amazônia em miniestufa tem inscrições abertas
O e-Campo, vitrine de capacitações on-line da Embrapa, está com inscrições abertas para o curso “Produção de mudas de Castanheira-da-amazônia em min
Conhecido pelo cultivo de grãos, Cone Sul de Rondônia prospera com produção de café
Depois de se consolidar em municípios da região do Rio Machado, Zona da Mata, Vale do Guaporé e Central de Rondônia como cultura sustentável e lucrati