Quinta-feira, 24 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Agroindústria

Cerca de 90 participantes estão presentes na primeira edição do Curso, que conta com especialistas de Minas Gerais


Cerca de 90 participantes estão presentes na primeira edição do Curso, que conta com especialistas de Minas Gerais - Gente de Opinião
Cerca de 90 participantes estão presentes na primeira edição do Curso, que conta com especialistas de Minas Gerais

No período de 7 a 9 de abril, o governo de Rondônia realiza, em Ji-Paraná, o Curso de Produção Queijeira – Padrões e Qualidade dos Queijos das Agroindústrias Familiares. A iniciativa tem foco na capacitação de produtores e profissionais da agroindústria familiar, com ênfase na melhoria da qualidade e regulamentação da produção de queijos no estado. Cerca de 90 participantes estão presentes no evento. 

O Curso, executado por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), com duração de três dias, ressalta aspectos essenciais da produção queijeira, como o controle de processos tecnológicos e parâmetros sensoriais que definem a qualidade de um bom queijo. 

O governador do estado, Marcos Rocha, evidenciou a importância da qualificação dos produtores e do incentivo a eventos como o Concurso de Queijos de Rondônia (ConQueijo), que vem ganhando destaque nacional. “A produção de queijos pelas agroindústrias em Rondônia tem um enorme potencial de crescimento e geração de renda. Com iniciativas como o Curso de Produção Queijeira e o ConQueijo estamos valorizando o que é nosso, incentivando boas práticas de fabricação das agroindústrias familiares.”

SOBRE A FORMAÇÃO

Durante o Curso, os participantes têm a oportunidade de aprender com especialistas de renome nacional. Estão presentes os palestrantes de Minas Gerais André Almeida Santos, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA); Marciana de Souza Lima, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG); e Paulo Henrique Costa e José Antônio, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), que abordam temas como: legislação, microbiologia do leite, maturação e características sensoriais dos queijos.

A diversidade de conteúdos oferecidos no Curso permite que os participantes entendam desde os princípios básicos até aspectos avançados da produção queijeira.

Para o especialista André Almeida Santos, a proposta do Curso é fundamental para o desenvolvimento da cadeia produtiva do queijo em contextos de agricultura familiar. “Estamos trazendo informações atualizadas sobre normas, boas práticas e exigências para a produção queijeira. A troca de experiências entre os estados também é um ponto forte, pois amplia o olhar dos produtores sobre o mercado e a necessidade de constante aperfeiçoamento”, afirmou.

Segundo o secretário, Luiz Paulo, o investimento é estratégico para o avanço do setor - Gente de Opinião
Segundo o secretário, Luiz Paulo, o investimento é estratégico para o avanço do setor

Segundo o secretário de Agricultura, Luiz Paulo, o investimento na formação técnica dos produtores é estratégico para o avanço do setor. “O governo de Rondônia está investindo de forma contínua na qualificação das agroindústrias. O Curso é mais uma etapa desse processo, que culminará com a realização do ConQueijo, evento que celebra a identidade e a qualidade dos nossos produtos, além de abrir portas para novos mercados e certificações”, enfatizou.

Conforme a produtora de queijo Lindaura Dias, de Costa Marques, o Curso está proporcionando um grande aprendizado para os pequenos produtores que trabalham com agroindústrias. “Com o curso podemos nos qualificar e produzir um queijo com mais qualidade”, disse a produtora.

AÇÃO INTEGRADA

A realização do Curso é resultado da articulação entre várias instituições parceiras, como Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), Emater-MG, Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Rondônia (Sebrae/RO), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (Faperon), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Conselho Regional de Medicina Veterinária, Epamig e Instituto Federal de Rondônia (Ifro).

O trabalho conjunto reforça o compromisso com a sustentabilidade, a segurança alimentar e a valorização dos produtos de origem animal. O fortalecimento das agroindústrias familiares, por meio da qualificação técnica, reconhecimento público e incentivo à formalização é um passo importante rumo ao desenvolvimento econômico e à valorização da cultura queijeira de Rondônia.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 24 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ji-Paraná recebe projeto agroindústrias sustentáveis do Sebrae

Ji-Paraná recebe projeto agroindústrias sustentáveis do Sebrae

O Sebrae em Ji-Paraná realizou nessa quarta-feira (09) o lançamento do Projeto Agroindústrias Sustentáveis. O objetivo desenvolver as agroindústrias

Indústria de Rondônia recebe certificação e amplia mercado de peixes para todo o Brasil

Indústria de Rondônia recebe certificação e amplia mercado de peixes para todo o Brasil

Com o fortalecimento das garantias sanitárias no setor agropecuário, impulsionado pelo governo de Rondônia, através da Agência de Defesa Sanitária A

Sebrae lança Projeto Agroindústria Sustentável de Rondônia

Sebrae lança Projeto Agroindústria Sustentável de Rondônia

O Sebrae juntamente com parceiros como o Senar, Senai, associações e outras instituições ligadas ao agronegócio no estado, participaram nessa terça-

Agroindústrias de Rondônia recebem projetos arquitetônicos de forma gratuita

Agroindústrias de Rondônia recebem projetos arquitetônicos de forma gratuita

O Programa de Verticalização da Produção Agropecuária da Agricultura Familiar de Rondônia (Prove/RO), realizado pelo governo do estado, forneceu, em

Gente de Opinião Quinta-feira, 24 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)