Quinta-feira, 24 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Agronegócio

Agronegócio Sustentável e Educação Prática São os Temas do XVI Dia de Campo da FIMCA


Agronegócio Sustentável e Educação Prática São os Temas do XVI Dia de Campo da FIMCA - Gente de Opinião

Na manhã do último sábado, 9 de novembro, o Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA realizou o XVI Dia de Campo das Agrárias. O evento, que aconteceu na Fazenda Escola da FIMCA, no KM 24 da BR-364, sentido Acre, reuniu alunos dos cursos de Agronomia, Zootecnia, Medicina Veterinária e Nutrição, além de profissionais e estudantes, em um dia repleto de atividades práticas e visões externas para o setor agropecuário.

O Dia de Campo conta com unidades demonstrativas de técnicas e inovações em áreas fundamentais para o agronegócio, incluindo manejo de forrageiras, armazenamento de combustíveis e planos de recuperação de áreas degradadas (PRAD). Outros temas abordados foram o manejo de agrotóxicos e práticas de alimentação para caprinos, suínos e bovinos, além de técnicas de meliponicultura e apicultura, apresentando aos visitantes métodos avançados para otimizar a produção e promover a sustentabilidade no campo.

Agronegócio Sustentável e Educação Prática São os Temas do XVI Dia de Campo da FIMCA - Gente de Opinião

Segundo a coordenadora de Agronomia e Zootenia, Dra. Ana Emília Tavares, o evento vai além das práticas e inovações: “Este Dia de Campo é uma oportunidade para unir o conhecimento teórico com a prática, possibilitando que os alunos aprendam na prática e conheçam as reais necessidades do produtor rural, especialmente aqui em Rondônia, onde o agronegócio é um dos principais pilares da economia”.

Estiveram presentes diversos profissionais do setor, como Ana Emília Tavares, coordenadora dos cursos de Agronomia e Zootecnia da FIMCA; Luan Carlos Burg, engenheiro agrônomo e supervisor do SENAR; Andryni Brasil, zootecnista da GIZ Brasil; Tuana Reis, médica veterinária e consultora; Marcos Santana Moraes, engenheiro agrônomo da ATeG Senar; e José Paulo Ribeiro Gonçales, engenheiro agrônomo, enriqueceu o evento com trocas de conhecimento e práticas de campo.

Os visitantes também tiveram a oportunidade de conhecer diferentes culturas agrícolas, como hortaliças, pitaia, café e plantas medicinais, cujas áreas de cultivo estão abertas para visitação. Houve ainda a distribuição de mudas, proporcionando uma experiência prática e educativa.

Agronegócio Sustentável e Educação Prática São os Temas do XVI Dia de Campo da FIMCA - Gente de Opinião

O Dia de Campo integra-se ao Projeto Integração, que envolve cada período do curso de Agronomia e Zootecnia, do 1° ao 10° período. Esse projeto promove atividades práticas relacionadas às disciplinas de cada período e aborda temas que estão diretamente alinhados às necessidades dos produtores locais e às atualidades do setor agropecuário de Rondônia.

O XVI Dia de Campo das Agrárias da FIMCA reafirma-se, portanto, como uma importante plataforma para a atualização e divulgação de conhecimento sustentável e inovador no setor agropecuário, beneficiando estudantes, profissionais e a comunidade em geral.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 24 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae prepara grande espaço de apoio ao pequeno produtor rural no Rondônia Rural Show 2025

Sebrae prepara grande espaço de apoio ao pequeno produtor rural no Rondônia Rural Show 2025

O Sebrae em Rondônia marcará presença de forma estratégica na edição 2025 da Rondônia Rural Show Internacional, que acontecerá de 26 a 31 de maio, n

FIERO confirma participação no Rondônia Rural Show

FIERO confirma participação no Rondônia Rural Show

Na manhã desta terça-feira, 1, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, esteve com o vice-governador d

Gestão Marcos Rocha impulsiona exportações e reforça o setor produtivo de Rondônia

Gestão Marcos Rocha impulsiona exportações e reforça o setor produtivo de Rondônia

Rondônia tem se destacado cada vez mais no cenário econômico, especialmente no agronegócio, um dos setores mais importantes para o estado. Sob a ges

O Sebrae realizou uma capacitação de Chocolateria Avançada, no Ifro em Jaru

O Sebrae realizou uma capacitação de Chocolateria Avançada, no Ifro em Jaru

O Sebrae em Rondônia promoveu um curso de Chocolateria Avançada, relacionada ao processamento do chocolate, análise sensorial e classificação do cac

Gente de Opinião Quinta-feira, 24 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)