Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Agronegócio

Comitiva anuncia liberação de 4,5 milhões de hectares de solo boliviano para fomentar agronegócio com fronteira rondoniense

Em visita a empresa portuária na capital, autoridades bolivianas foram recepcionadas pelo deputado Ezequiel Neiva


Comitiva anuncia liberação de 4,5 milhões de hectares de solo boliviano para fomentar agronegócio com fronteira rondoniense - Gente de Opinião

Na manhã desta quinta-feira (11), representando o presidente Laerte Gomes (PSDB), o deputado estadual Ezequiel Neiva (PTB) recepcionou uma comitiva boliviana que está em Porto Velho em visita ao Grupo BDX, empresa localizada no terminal do complexo da Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia (Soph).

Representantes da comissão de negociações entre o Departamento do Beni e Rondônia integram a comitiva que aproveitou a oportunidade para também visitar a Assembleia e conversar sobre os avanços nas tratativas comerciais entre os dois estados.

De acordo com o técnico legislativo da Assembleia, Helder Risler, que acompanha todas as reuniões desde a gestão do ex-governador Daniel Pereira, a comissão do Beni anunciou a conclusão do Plano de Uso do Solo (Plus).

“Esse plano para eles é o mesmo que o nosso Zoneamento Socioeconômico Ecológico e com a conclusão do Plus, eles confirmaram a liberação de quatro milhões e meio de hectares de solo boliviano para fomentar o agronegócio com a fronteira em Rondônia, de Pimenteiras até Guajará-Mirim”, informou Risler.

Ezequiel Neiva reconheceu se tratar de uma excelente notícia para o desenvolvimento dos dois estados e ressaltou que, “a região de Costa Marques, sentido Beni, tem muitos campos para serem utilizados para cultivo”.

A visita ao porto de Porto Velho, de acordo com a comitiva, foi justamente para um levantamento de custos e benefícios que venham viabilizar a exportação dos produtos por Porto Velho.

O deputado citou que a Assembleia conta com Frente Parlamentar Permanente Rondônia/Beni, criada com a finalidade de implantação e acompanhamento do Projeto de Integração Binacional entre os dois estados e que será de fundamental importância para auxiliar e dar continuidade a todas as tratativas que venham ser necessárias.

“Estamos em um período de recesso parlamentar aqui na Assembleia e muitos dos nossos deputados não se encontram na Capital, inclusive nosso presidente, mas, posso falar em nome do presidente Laerte Gomes e dos demais parlamentares, que queremos sim, fazer de tudo para que as coisas realmente aconteçam, pois tudo isso é muito bom para Rondônia e para o Beni. Em breve, juntos, poderemos escoar nossas produções para o mundo todo”, enfatizou Neiva.

O deputado agradeceu a visita da comitiva e confirmou novas reuniões para dar continuidade às negociações após o período de recesso e na presença tanto do presidente Laerte Gomes, dos membros da Frente Parlamentar Rondônia/Beni e dos demais membros da Casa de Leis.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia brilha no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios: Cacoal conquista o 2º lugar nacional!

Rondônia brilha no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios: Cacoal conquista o 2º lugar nacional!

A agricultora Nilcineia Rubim, de Cacoal, fez história ao levar o segundo lugar na categoria Produtora Rural do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 202

Agronegócio Sustentável e Educação Prática São os Temas do XVI Dia de Campo da FIMCA

Agronegócio Sustentável e Educação Prática São os Temas do XVI Dia de Campo da FIMCA

Na manhã do último sábado, 9 de novembro, o Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA realizou o XVI Dia de Campo das Agrárias. O evento, que a

De Rondônia para a China: café robusta amazônico é apresentado por Marcos Rocha ao mercado asiático

De Rondônia para a China: café robusta amazônico é apresentado por Marcos Rocha ao mercado asiático

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, está promovendo o nome do estado na 7ª Feira Internacional de Exportação e Importação, em Xangai, China. A p

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)