Quinta-feira, 7 de março de 2024 - 18h22
CNMA lança a 9ª edição do
evento e anuncia reality show inédito “Prato Brasil – do campo à mesa”.
O evento ocorre nos dias 23 e
24 de outubro, com o tema “Mulher Agro Brasileira: voz para o mundo”.
A 9ª edição do Congresso Nacional das Mulheres
do Agronegócio (CNMA) foi lançada hoje, 07/03, em um almoço promovido no
Instituto de Culinária Le Cordon Bleu, em São Paulo (SP). O encontro também foi
marcado pelo anúncio das novidades do evento desse ano, como o reality show
Prato Brasil – do campo à mesa.
Em parceria com a Band, por
meio dos canais Terraviva, Sabor & Arte, Band News e Agromais, o CNMA traz
uma novidade inédita para sua nona edição: o reality show documental Prato
Brasil – do campo à mesa, que destacará a diversidade regional brasileira, o
caminho do alimento do campo à mesa e o protagonismo feminino no agronegócio.
Com um total de seis episódios,
que contarão com a participação de mulheres que atuam direta ou indiretamente
em diferentes segmentos do agro, o programa propõe uma competição culinária,
com pratos e ingredientes típicos regionais.
Com uma eliminatória para cada
região, gravadas na capital paulista, no Instituto Le Cordon Bleu, um dos mais
prestigiados do mundo, a grande final será disputada no encerramento do 2º dia
do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, que será realizado no
Transamerica Expo Center, nos dias 23 e 24 de outubro, em São Paulo.
A grande vencedora ganhará um
curso no Instituto Le Cordon Bleu de Paris, incluído aéreo e hospedagem. As
outras quatro finalistas também serão presenteadas com um curso na unidade da
instituição em São Paulo.
“Estamos animados com a
novidade para esta edição do CNMA, pois esse projeto contribuirá para dar mais
visibilidade ao agronegócio, à participação da mulher no setor, à valorização
da cultura gastronômica regional, promovendo uma maior aproximação com o
consumidor”, destaca o diretor Geral do Transamerica Expo Center, Alexandre
Marcílio, que idealizou o Prato Brasil.
Parceiro da iniciativa, o
diretor Comercial da NewCo, programadora e produtora da Band, Claudio Ferreira,
conta que já acompanhava o crescimento da importância da mulher no agro e foi
no CNMA do ano passado, ao visitar o evento, que constatou a sua grandiosidade.
“Diante disso, surgiu a ideia de termos um estúdio no Congresso para falarmos
com as mulheres sobre negócios, suas realidades e desafios. Mas, mais que isso,
queríamos algo que impactasse e que homenageasse a cultura gastronômica
regional. Foi assim que surgiu o Prato Brasil – do campo à mesa, um projeto que
vai mostrar o que o agro oferece de melhor aos consumidores do Brasil e do
mundo”, ressalta o executivo da Band.
Expectativa de novo recorde de
público para 2024
Para a edição de 2024 são
esperadas 3.600 congressistas, novo recorde de público do CNMA, que se
consolidou como o maior evento da América Latina voltado para mulheres do agro.
“Estamos sempre em busca de um
formato diferente para surpreender e encantar nossas congressistas. Teremos uma
arena master principal, que será transformada em outras três menores, as arenas
do conhecimento, onde serão abordadas temáticas diversificadas e atrativas. As
congressistas não precisarão se deslocar para acompanhar as palestras, que
serão simultâneas e, por isso, silenciosas, com a volta da utilização de fones
de ouvido”, detalha a gerente de Desenvolvimento e Novos Negócios, Renata
Camargo, informando que além das arenas, a edição deste ano terá o Hub Técnico,
espaço dedicado a conteúdos técnicos e científicos.
Renata cita ainda a 7ª edição
do Prêmio Mulheres do Agro, realizado pela Bayer e a ABAG - Associação
Brasileira do Agronegócio, e que permanece com a sua cerimônia de premiação no
palco do Congresso marcada para 23 de outubro.
Embaixadoras do CNMA 2024
Outras novidades são as
Embaixadoras desta edição e as Influenciadoras, que levarão ao longo de 2024, a
mensagem do CNMA para todos os cantos do Brasil. Para este ano, a veterana Ani
Sanders, agricultora no Piauí, atuante principalmente no setor de algodão permanece
como Embaixadora pela região Nordeste; ao lado da pecuarista em Mato Grosso do
Sul, Andressa Biata; como Embaixadora para o Centro-Oeste, a produtora de mudas
para citrus e cana-de-açúcar e pecuarista em São Paulo, Carina Ayres, pela
região Sudeste; a pecuarista e coordenadora de marketing do Grupo Rovema em
Rondônia, Carolina Brazil como Embaixadora da região Norte e a produtora de
morangos no Rio Grande do Sul, Vanessa Leonardi, como Embaixadora representante
da região Sul.
“As embaixadoras são sinônimo
de diversidade, com atuações em regiões diferentes, realidades e atividades
distintas, justamente porque assim é o CNMA: sinônimo de diversidade e
inclusão”, ressalta Renata Camargo.
Para reforçar ainda mais o
time, este ano o evento conta também com quatro influenciadoras: a comunicadora
do agro Aretuza Negri, a engenheira agrônoma e consultora Alessandra Decicino,
a produtora rural e advogada Cristiane Steinmetz e a jornalista, economista e
consultora Roberta Paffaro.
Conselho de Conteúdo Para
trazer as tendências da indústria e promover uma curadoria multissetorial, o
CNMA deste ano conta com um Conselho de Conteúdo composto pelo presidente da
ABAG, Caio Carvalho; pelo presidente do conselho de administração da Fundepag e
do Lide Agronegócios, Francisco Matturro; pela a diretora-executiva da ABAG,
Gislaine Balbinot; pelo sócio-diretor da Biomarketing, José Luiz Tejon; pela
representante regional da APEX Brasil, Márcia Nejaim; pela diretora de
Comunicação da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), Marina
Mantovani; pela chefe-geral da Embrapa Meio Ambiente, Paula Packer; pelo
embaixador especial da FAO para as Cooperativas, Roberto Rodrigues; pela
vice-presidente do Instituto Pensar Agropecuária (IPA), Tânia Zanella e pelo
presidente da FAESP/SENAR e vice-presidente do Sebrae, Tirso Meirelles.
Mulher agro brasileira como
voz para o mundo
Com o tema “Mulher Agro Brasileira: voz para o
mundo", o CNMA 2024 tem como principal objetivo utilizar a força da voz
das mulheres como meio de expandir a visão global sobre o agronegócio
brasileiro e ajudar a criar uma percepção justa do setor.
A temática foi pensada a
partir da pesquisa “Percepção do Agronegócio Brasileiro na Europa”, realizada
no Reino Unido, Alemanha, França e República Tcheca, e apresentada durante a 8ª
edição do Congresso, em 2023. O levantamento trouxe dados que expõem a necessidade
do setor de se unir e comunicar de forma mais assertiva todo o trabalho
realizado no Brasil.
Por isso, o Congresso Nacional
das Mulheres do Agronegócio promete ser palco da grande virada da percepção do
agro brasileiro, direcionando sua voz para o mundo. “Nesse sentido, as mulheres
do setor serão porta-vozes da realidade sustentável do País e da grande virada
para o futuro que já começou. Com seus potenciais e características únicas, as
mulheres são, de fato, capazes de mudar o mundo”, ressalta Tejon.
Inscrições abertas
Em comemoração ao Dia
Internacional da Mulher, o CNMA abre as inscrições com um lote promocional
neste 8 de março, que segue com condições especiais até o fim do mês. Mais
informações podem ser acessadas em www.mulheresdoagro.com.br e
pelo Instagram do evento @congressodasmulheresdoagro.
Rondônia brilha no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios: Cacoal conquista o 2º lugar nacional!
A agricultora Nilcineia Rubim, de Cacoal, fez história ao levar o segundo lugar na categoria Produtora Rural do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 202
Na China, governador Marcos Rocha diz que Rondônia vai produzir 3 milhões de sacas de café
Veja a reportagem:
Agronegócio Sustentável e Educação Prática São os Temas do XVI Dia de Campo da FIMCA
Na manhã do último sábado, 9 de novembro, o Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA realizou o XVI Dia de Campo das Agrárias. O evento, que a
De Rondônia para a China: café robusta amazônico é apresentado por Marcos Rocha ao mercado asiático
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, está promovendo o nome do estado na 7ª Feira Internacional de Exportação e Importação, em Xangai, China. A p