Sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021 - 10h54
No final do mês de novembro, o Sítio Santo Antônio saiu vencedor da premiação Coffee of The Year Brasil 2020 na categoria Fermentação Induzida Canéfora. A fazenda conseguiu desbancar representantes do Espírito Santo, de Minas Gerais e de outras regiões de Rondônia para ficar com o prêmio. Com vários representantes na premiação, inclusive em outras categorias, o estado consegue se consolidar como uma referência do país na produção de café com qualidade.
O assunto café é importante para o brasileiro, pois a bebida é um dos produtos mais consumidos por aqui. Segundo dados de 2019, o Brasil é o país que mais bebe café no mundo, chegando a comprar 13% da demanda mundial de consumo interno. Foram cerca de 21 milhões de sacas de 60kg consumidas apenas em 2018, em todo o território nacional. Para se ter uma ideia, isso significa que uma grande parte dos 165 milhões de sacas produzidas vai parar nos copos e canecas dos brasileiros.
Por isso, a premiação Coffee of The Year Brasil acaba por ser importante em vários sentidos. Além do próprio marketing de aparecer entre os melhores cafés do país, os produtores também se transformam em representantes dos estados. Neste ano, Rondônia conseguiu classificar 10 cafés diferentes nas categorias Canéfora e Canéfora Fermentação Induzida. Nessa última, nas menções honrosas, o Sítio Santo Antônio, localizado em Novo Horizonte do Oeste, venceu outros quatro rivais e saiu vencedor.
Os outros representantes de Rondônia nesta categoria, a Chácara Dois
Irmãos e a Chácara Ramos, terminaram na quarta e na quinta colocação,
respectivamente. Isso é um excelente resultado para o estado, que se coloca
como uma referência na produção de café. Enquanto isso, na categoria Canéfora,
o destaque foi para a Terra Indígena Rio Branco Aldeia São Luiz, em Alta
Floresta D'Oeste, que conseguiu a 7ª colocação e foi o melhor café de RO neste
prêmio.
Além do destaque de Rondônia, o estado do Espírito Santo também conseguiu bons resultados e saiu ainda mais forte do Coffee of The Year Brasil 2020. Considerando as duas categorias disputadas, e mais as menções honrosas, a região teve três cafés diferentes entre os três melhores de cada categoria. Em destaque ficou o Douro Cafés Especiais, que venceu a categoria Arábica e foi definido como um dos melhores cafés do Brasil.
O Sítio Refúgio do Cedro e o Sítio Grãos de Ouro também merecem destaque, pois foram os outros dois cafés do Espírito Santo que saíram vencedores. Também não se pode deixar de fora os bons resultados de Minas Gerais, que são famosos pelos cafés de qualidade. O estado mineiro foi destaque na categoria de menções honrosas da Fermentação Induzida Arábica, onde os três melhores cafés eram da região. A Fazenda Dois Irmãos Cafés Especiais, a Fazenda Alto Siritinga e o Sítio Terra Branca foram os três primeiros colocados.
A premiação serviu para colocar Minas Gerais, Espírito Santo e Rondônia
como os três estados que são referências na produção de café no território
brasileiro. Foram eles que conseguiram as melhores posições e saíram do Coffee
of The Year Brasil ainda mais fortalecidos. Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo
também contaram com representantes, mas não conseguiram boas posições na classificação
final.
Essa premiação mostra que o café é uma bebida que está sempre em alta. Entretanto, ela não é lembrada somente nas premiações. Em 2019, por exemplo, durante a feira World of Coffee, em Berlim, na Alemanha, o documentário brasileiro Café Não é Só Café fez sucesso com o público ao contar um pouco mais sobre o relacionamento do país com esse produto. Além dos documentários e produções audiovisuais, o café também virou temática para jogos de aposta online. Na lista das slot machines grátis mais bem avaliadas é possível encontrar títulos como Coffee House e Coffee Magic. São representações diferentes, e que mostram como o café é popular de diferentes formas e em todo lugar do mundo.
Isso é explicado pelo fato do café sempre aparecer na lista de bebidas mais populares do mundo. Se tirarmos a água, por motivos óbvios, o café domina a liderança de produtos mais consumidos. Ele consegue vencer o chá e os sucos de frutos, que costumam ser bastante populares em diferentes regiões do mundo.
A premiação Coffee of The Year Brasil 2020 foi importante não apenas
para os fãs de café, mas também para Rondônia. O estado mostrou que consegue
fazer a produção de uma bebida com extrema qualidade, principalmente na
categoria que venceu. Isso é um reconhecimento que coloca a região como uma
referência no país que mais consome café no mundo.
Rondônia brilha no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios: Cacoal conquista o 2º lugar nacional!
A agricultora Nilcineia Rubim, de Cacoal, fez história ao levar o segundo lugar na categoria Produtora Rural do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 202
Na China, governador Marcos Rocha diz que Rondônia vai produzir 3 milhões de sacas de café
Veja a reportagem:
Agronegócio Sustentável e Educação Prática São os Temas do XVI Dia de Campo da FIMCA
Na manhã do último sábado, 9 de novembro, o Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA realizou o XVI Dia de Campo das Agrárias. O evento, que a
De Rondônia para a China: café robusta amazônico é apresentado por Marcos Rocha ao mercado asiático
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, está promovendo o nome do estado na 7ª Feira Internacional de Exportação e Importação, em Xangai, China. A p