Sábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Agronegócio

João Antônio Alves


Rondônia é o terceiro maior produtor de cacau do Brasil, e fica atrás apenas da Bahia e do Pará - Gente de Opinião
Rondônia é o terceiro maior produtor de cacau do Brasil, e fica atrás apenas da Bahia e do Pará

Com um enorme leque de oportunidades para agregação de valores no processamento do cacau, a cacauicultura e o chocolate artesanal serão atrações da 9° edição da Rondônia Rural Show Internacional (RRS), que acontece em Ji-Paraná, entre os dias 23 e 28 de maio.

O Estado de Rondônia é o terceiro maior produtor de cacau do Brasil, e fica atrás apenas da Bahia e do Pará. Seu parque cacaueiro é composto por uma área plantada de aproximadamente 8 mil hectares de cacau com uma produtividade média de 748kg/ha, envolvendo um público de 4,5 mil agricultores familiares.

Formada em agronomia e pós graduada em chocolataria, Jhanne Franco será uma das expositoras na 9° Rondônia Rural Show. Jhanne trabalha com chocolates bean to bar (expressão vem do inglês e significa “da semente à barra” ou “da amêndoa à barra”), com amêndoas exclusivamente rondonienses, que passam por um processo de qualidade, desde o campo até a produção do chocolate.

Chocolates serão expostos na Rondônia Rural Show

“Há muito o que falar da cacauicultura e da chocolataria fina em Rondônia. Apesar de ser um produto pouco conhecido, tem tudo para ser grande, já que o cacau é nativo da nossa região. Temos aquela mania de achar que o de fora é mais interessante do que o que temos aqui, e na verdade, nós temos um potencial gigantesco de qualidade, sabor e aromas”, disse ela.

REGIONAL E MUNDIAL

Jhanne irá participar da RRS com um workshop sobre produção de chocolates bean to bar, com seus melhores produtos em exposição para o mundo. Ela comenta como a maior feira do agronegócio é importante para a visibilidade, mas ressalta que o público a ser conquistado ainda é o rondoniense.

“É muito bom ter a visibilidade que a Rondônia Rural Show proporciona. Realmente o propósito é ampliar nossas produções para fora do Estado ou do país. Tão importante quanto isso, é o incentivo para quem é daqui, o consumidor local. Quem fica são os consumidores da nossa região, e eles precisam entender que o Estado tem qualidade superior a produtos industriais de outros lugares”, afirmou.

Dentre as ações do Governo do Estado para estímulo a revitalização da cacauicultura em Rondônia está o transporte gratuito de calcário a distribuição de mudas, assistência técnica, controle sanitário, e especificamente a criação do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Cacau de Rondônia (Concacau). A perspectiva para a cultura do cacau em Rondônia é otimista, principalmente quando se verifica que o cacau é uma planta nativa da Amazônia, compatível com todos os modelos de sistemas agroflorestais.

Gente de OpiniãoSábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae prepara grande espaço de apoio ao pequeno produtor rural no Rondônia Rural Show 2025

Sebrae prepara grande espaço de apoio ao pequeno produtor rural no Rondônia Rural Show 2025

O Sebrae em Rondônia marcará presença de forma estratégica na edição 2025 da Rondônia Rural Show Internacional, que acontecerá de 26 a 31 de maio, n

FIERO confirma participação no Rondônia Rural Show

FIERO confirma participação no Rondônia Rural Show

Na manhã desta terça-feira, 1, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, esteve com o vice-governador d

Gestão Marcos Rocha impulsiona exportações e reforça o setor produtivo de Rondônia

Gestão Marcos Rocha impulsiona exportações e reforça o setor produtivo de Rondônia

Rondônia tem se destacado cada vez mais no cenário econômico, especialmente no agronegócio, um dos setores mais importantes para o estado. Sob a ges

O Sebrae realizou uma capacitação de Chocolateria Avançada, no Ifro em Jaru

O Sebrae realizou uma capacitação de Chocolateria Avançada, no Ifro em Jaru

O Sebrae em Rondônia promoveu um curso de Chocolateria Avançada, relacionada ao processamento do chocolate, análise sensorial e classificação do cac

Gente de Opinião Sábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)