Sábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Agronegócio

Potencial produtivo e sanitário da agropecuária rondoniense é destacado na 35ª edição da Show Rural Coopavel, no Paraná


Destaque para o crescimento da pecuária rondoniense que tem o maior rebanho bovino dentro das áreas brasileiras - Gente de Opinião
Destaque para o crescimento da pecuária rondoniense que tem o maior rebanho bovino dentro das áreas brasileiras

O potencial produtivo da agropecuária rondoniense, com ênfase no controle de qualidade e manutenção de status sanitários reconhecidos por organismos internacionais, foi destacado nesta semana, durante a 35ª edição da Show Rural Coopavel, que acontece de 6 a 10 de fevereiro, no Paraná.

A pujança do setor, que em Rondônia é marcado por recordes, tanto na produção quanto nas exportações, norteou as falas do presidente da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril – Idaron, Julio Cesar da Rocha Peres, e do titular da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, Luis Paulo, que representaram o Estado no evento.

Em rodadas de conversa, durante a programação da Coopavel, os representantes do Governo de Rondônia destacaram as ações da Idaron que, com a firme parceria do homem do campo e demais setores ligados ao agro, elevaram o Estado a níveis de destaque, com percentuais de crescimento, que chamou a atenção de países potencialmente consumidores, tanto de carnes quanto das commodities produzidas na região.

Na agricultura, os maiores índices de exportação estão divididos entre a soja e o milho, mas a sojicultura supera em volume de vendas e plantio. Como sempre é destacado pelo governador Marcos Rocha, o trabalho feito pela Idaron para a prevenção da ferrugem asiática tem sido fator preponderante para a evolução da soja. “Essa é uma questão tratada com muita seriedade, tanto pelo Governo do Estado quanto pelo agricultor”, observou Marcos Rocha.

Destaque também para o crescimento da pecuária rondoniense que, com o status sanitário de livre de aftosa sem vacinação, busca abertura de novos mercados e desponta como o sexto maior exportador de carne e derivados do Brasil, tendo o maior rebanho bovino dentro das áreas brasileiras reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde Animal – OMSA, como livre de aftosa sem vacinação, com 17,686 milhões de cabeças de gado no pasto.

“Em quatro anos, de 2019 a 2022, o número de cabeças de gado aumentou de 14,3 milhões para 17, 687 milhões, com crescimento médio de 19%. Em 2021, essa variação foi de 8%, passando de 16,2 milhões para o número atual”, acentuou Marcos Rocha.

COOPAVEL E RONDÔNIA RURAL SHOW

Destacando a importância da show Rural Coopavel, o governador de Rondônia destacou a organização e reforça as expectativas para a Rondônia Rural Show que, neste ano, estará em sua 10ª edição.

As expectativas do presidente da Idaron se concretizam, demonstrados em números que enchem os olhos. A Rondônia Rural Show Internacional já é considerada a maior feira do agronegócio da região Norte e, só no ano passado, movimentou mais de R$ 2,6 bilhões em negócios, com mais de 232 mil visitantes. “Para este ano a expectativa é superar esse montante”, finalizou.

Gente de OpiniãoSábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae prepara grande espaço de apoio ao pequeno produtor rural no Rondônia Rural Show 2025

Sebrae prepara grande espaço de apoio ao pequeno produtor rural no Rondônia Rural Show 2025

O Sebrae em Rondônia marcará presença de forma estratégica na edição 2025 da Rondônia Rural Show Internacional, que acontecerá de 26 a 31 de maio, n

FIERO confirma participação no Rondônia Rural Show

FIERO confirma participação no Rondônia Rural Show

Na manhã desta terça-feira, 1, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, esteve com o vice-governador d

Gestão Marcos Rocha impulsiona exportações e reforça o setor produtivo de Rondônia

Gestão Marcos Rocha impulsiona exportações e reforça o setor produtivo de Rondônia

Rondônia tem se destacado cada vez mais no cenário econômico, especialmente no agronegócio, um dos setores mais importantes para o estado. Sob a ges

O Sebrae realizou uma capacitação de Chocolateria Avançada, no Ifro em Jaru

O Sebrae realizou uma capacitação de Chocolateria Avançada, no Ifro em Jaru

O Sebrae em Rondônia promoveu um curso de Chocolateria Avançada, relacionada ao processamento do chocolate, análise sensorial e classificação do cac

Gente de Opinião Sábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)