Quinta-feira, 3 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Piscicultura

Ariquemes é o terceiro maior produtor de peixe do país


Ariquemes é o terceiro maior produtor de peixe do país - Gente de Opinião

A revista Seafood Brasil, de circulação nacional e referência em conteúdo sobre a piscicultura, divulgou reportagem em sua edição de dezembro, com os municípios com a maior produção de peixe no Brasil. A cidade de Ariquemes possui lugar de destaque, ocupando a terceira colocação. 

Segundo levantamento feito pela revista, o maior produtor de peixe do Brasil é a cidade de Nova Aurora (PR), seguido por Morada Nova de Minas (MG), Ariquemes (RO), Toledo (PR) e Aparecida do Taboado (MS) – o município de Ariquemes possui um diferencial, pois é o único que produz exclusivamente peixes nativos, sendo que o Tambaqui é o carro-chefe da cidade rondoniense, enquanto as demais cidades cultivam também peixes exóticos, como a Tilápia.

 

IBGE x PEIXE BR

A revista também destaca a diferença das metodologias usadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Associação Brasileira de Piscicultura (PeixeBR). 

Por exemplo, no ano de 2019, o IBGE apontou uma produção em Rondônia de 48,7 mil toneladas de peixe por ano. Já a Peixe BR estima que o Estado produziu cerca de 68,8 mil toneladas. 

Para o presidente da Associação de Criadores de Peixes de Rondônia (ACRIPAR), Francisco Hidalgo Farina, a produção anual de Rondônia deve passar de 90 mil toneladas, levando em consideração a quantidade de alevinos e de ração colocados no mercado no período correspondente a safra do ano de 2019.

 

GEORREFERENCIAMENTO

Devido às imprecisões nos dados sobre a produção aquícola de Rondônia, a ACRIPAR desenvolveu uma parceria com a Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a empresa Bússola Farm para a realização do georreferenciamento das propriedades produtoras de peixe em Rondônia, com informações sobre produtividade e área utilizada para a produção de peixe. 

“Rondônia já é destaque nacional na produção de peixe. Queremos agora certificar e georreferenciar a nossa produção, para garantir segurança ao mercado, principalmente no aspecto da industrialização do peixe produzido no nosso Estado”, afirma Farina. 

A Bússula Farm vai iniciar a coleta de informações e entrevistas com os piscicultores de Rondônia pelas cidades de Ariquemes e Machadinho D’Oeste. A previsão é de que em junho o trabalho seja concluído e a ACRIPAR e outros parceiros sejam detentores do mapeamento do peixe de Rondônia (MAPEIXE).

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 3 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Tecnologia e Sustentabilidade na Piscicultura: Destaques do Festival de Peixes

Tecnologia e Sustentabilidade na Piscicultura: Destaques do Festival de Peixes

O 2º Festival de Peixes da Amazônia promete ser um marco para o setor pesqueiro da região Norte. O evento, que acontece de 16 a 21 de abril na Casa

Rondônia avança na produção sustentável com certificação Sisbi para indústria de pescados

Rondônia avança na produção sustentável com certificação Sisbi para indústria de pescados

O governo de Rondônia, sob a gestão do governador Marcos Rocha, entregou o primeiro certificado do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Ori

Gestão Marcos Rocha investe no fomento ao desenvolvimento sustentável em Rondônia

Gestão Marcos Rocha investe no fomento ao desenvolvimento sustentável em Rondônia

Sob a gestão do governador Marcos Rocha, Rondônia avança no desenvolvimento sustentável, com destaque para um estudo, recentemente publicado em uma

2º Festival Peixes da Amazônia - Evento Inovador para o setor Pesqueiro

2º Festival Peixes da Amazônia - Evento Inovador para o setor Pesqueiro

O Festival Peixes da Amazônia 2025 acontecerá de 16 a 21 de abril, na Casa de Cultura Ivan Marrocos, reunindo especialistas, empreendedores e repres

Gente de Opinião Quinta-feira, 3 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)