Segunda-feira, 20 de setembro de 2021 - 19h19
A realização do II Festival Nacional do Tambaqui da
Amazônia foi um grande sucesso. Todos as Unidades da Federação puderam saborear
esse nutritivo pescado produzido em Rondônia. A Associação de Criadores de
Peixe de Rondônia (Acripar) comemora os resultados com seus parceiros, entre
eles o Sebrae em Rondônia, Governo do Estado, entre tantos outros. O evento
ocorreu no último domingo (19), quando foram distribuídas mais de 30 mil bandas
de tambaqui em mais de 60 pontos distintos país afora.
Tendo a Acripar como pioneira neste tipo de evento,
desde a realização da primeira iniciativa, durante a Expovale, em Ariquemes, em
2017, a ideia de um evento de abrangência nacional foi debatida durante a
Rondônia Rural Show de 2019, quando o Secretário Executivo da Pesca, Jorge Seif
Junior lançou o desafio aos produtores. Em agosto de 2019 era realizada, em
plena Esplanada dos Ministérios, o I Festival Nacional do Tambaqui, que contou
com a participação do presidente da República, Jair Bolsonaro, aprovando o
nosso peixe.
A partir daí os produtores, com os parceiros que
agregaram valor à estratégia de tornar o tambaqui um produto consumido em nível
nacional, incluindo o peixe na dieta do brasileiro, fazendo com que ele ocupe
as gôndolas dos supermercados, foram avançando. A participação dos produtores
em eventos como o Conecta Sebrae – Agrolab Amazônia foi fundamental para no
contexto de aproximar os países potenciais compradores, em uma iniciativa
concomitante à estratégia nacional.
Neste II Festival Nacional do Tambaqui, é possível
afirmar que os organizadores estão fazendo história. Foram 38 toneladas
de peixe nas 26 capitais brasileiras, além do Distrito Federal e em mais 32
municípios de Rondônia. A rende foi totalmente revertida para entidades de
assistência social e/ou de saúde, ampliando o círculo virtuoso em torno desse
grandioso evento.
Para o Sebrae é algo ímpar: “Esse marco alcançado
com tanta abrangência é a continuidade de um trabalho dedicado a dotar o
empreendedor rural de ferramentas, preparando-o para ganhar escala,
competividade e alçar voos maiores. Nosso papel, vai desde a gestão da
propriedade como uma empresa – e ela é - , passando pela capacitação em
negociação e comercialização e nessa promoção estratégica fazendo o produto ser
conhecido em todo país. Mas vamos avançar mais. Com estratégia, união de
propósito e foco”, comemorou Samuel Almeida, diretor técnico do Sebrae em
Rondônia.
“A parceria do Sebrae com a Acripar já vem de
longas datas. Nós nos organizamos e tivemos a feliz condição de estabelecermos
está feliz parceria com aquele que consideramos os braços do setor produtivo.
Tanto o Sebrae de Rondônia como Sebrae Nacional, e isso trouxe muitos
dividendos, nos ajudou a organizar a cadeia produtiva e oportunizou levarmos o
nosso tambaqui tão longe. Sem essa parceria não poderíamos avançar tanto sem
essa parceria mas sabemos que temos um caminho longo pela frente até
conquistarmos uma boa fatia do mercado nacional e partirmos para o mercado
internacional. Além disso nossa intenção é atrair e investidores para o
processamento da produção”, disse Francisco Hidalgo Farina, presidente da
Acripar.
As entidades já se movimentam para o próximo passo
a ser dado nessa jornada em busca de ganho de mercado. Importa mencionar que a
cadeia produtiva gera empregos, movimenta a economia e, com seus resultados,
gera divisas, contribuindo para o desenvolvimento econômico do estado.
O II Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia
contou com diversos parceiros, além do Sebrae em Rondônia, Lions Club, Zaltana
Pescados, Emater Rondônia, Superintendências Estadual de Desenvolvimento
Econômico e Infraestrutura (Sedi), Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri),
Governo de Rondônia, Ministério da Agricultura e Associação dos Criadores de
Peixes de Rondônia (Acripar), além do apoio da Agrofish Nova Aurora, Agro
Indústria Rodrigues, Pescados do Vale, Rondofish e da WS Pescados , e ainda,
dos parceiros em cada um dos municípios que foram fundamentais para a
realização do evento.
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