Quinta-feira, 24 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Piscicultura

Tambaqui de Rondônia é destaque na feira Anufood em São Paulo

Sebrae, Acripar e Governo do Estado apresentaram a “costelinha premiada” no estande da Invest Rondônia


Foto: Daiane-Mendonca - Gente de Opinião
Foto: Daiane-Mendonca

A costelinha de Tambaqui de Rondônia, recentemente premiada nos Estados Unidos como melhor novo produto de foodservice, voltou a encantar os paladares esta semana. Desta vez foi na Anufood, uma das maiores feiras de alimentos e bebidas do país, realizada no Anhembi em São Paulo, de 11 a 13 de abril. Visitantes de várias regiões do Brasil e do mundo puderam apreciar todo o sabor do peixe nativo mais consumido do país. 

 

A degustação do Tambaqui foi organizada pela Acripar, Associação dos Criadores de Peixes de Rondônia, com apoio do Sebrae e do Governo do Estado. A apresentação foi feita no estande da Invest Rondônia, coordenadoria da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Sedec, responsável pela promoção de produtos locais para exportação. Além do peixe rondoniense, o espaço também mostrou produtos como café, açaí e castanha. 

 

A busca por novos mercados para o Tambaqui produzido em Rondônia é uma constante na relação entre Sebrae a Acripar. Há pelo menos cinco anos as duas entidades mantêm projetos conjuntos de melhoria da qualidade do manejo da piscicultura, produtividade e controles gerenciais através de consultorias técnicas. Também foram protagonistas dos maiores movimentos da piscicultura brasileira recente, a exemplo do Festival Nacional do Tambaqui. 

 

“Ver um produto originalmente brasileiro como a costelinha do Tambaqui de Rondônia sendo premiado nos EUA e tendo essa repercussão especial no maior centro de negócios do país é de fato a coroação de todo um trabalho que une esforços mútuos. Produtores, entidades, poder público, todos estão buscando aumentar a venda desse pescado para gerar renda e trabalho para nosso estado”, explicou Alessandro Crispim Macedo, diretor técnico do Sebrae Rondônia. 

 

Indicação Geográfica do Tambaqui 

 

Em 2022, como apoio do Sebrae, a Acripar deu entrada no INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial, para reconhecer o Tambaqui produzido na região do “Vale do Jamari” como uma Indicação Geográfica. O processo de reconhecimento deve ser definido ainda este ano pelo órgão. A busca é pela agregação de valor ao peixe produzido, com a criação de um selo de originalidade e garantia de qualidade. 

 

A ida de técnicos da Acripar e do Sebrae para a Anufood faz parte dos investimentos do Projeto IG Tambaqui do Vale do Jamari para busca de novos mercados consumidores. Ainda esse ano novas ações estão previstas, como a promoção do consumo durante a Semana Nacional do Pescado em setembro e a participação também na Seafood Show Latin America, principal feira de pescados do país que acontece em outubro também em São Paulo. 

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 24 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Aquishow Brasil 2025 promove o curso “Doenças na Tilapicultura: principais Agentes e Estratégias de Controle”, em 27 e 28 de maio, em Uberlândia

Aquishow Brasil 2025 promove o curso “Doenças na Tilapicultura: principais Agentes e Estratégias de Controle”, em 27 e 28 de maio, em Uberlândia

A sanidade é um dos pilares do crescimento da tilápia no Brasil, espécie que em 2024 chegou a 662.230 toneladas, consolidando o Brasil como o 4º maio

Pesca Esportiva e Sustentabilidade em debate durante o 2º Festival de Peixes da Amazônia

Pesca Esportiva e Sustentabilidade em debate durante o 2º Festival de Peixes da Amazônia

O 2º Festival de Peixes da Amazônia, que acontece de 16 a 21 de abril, na Casa de Cultura Ivan Marrocos, em Porto Velho (RO), promete movimentar o s

Tecnologia e Sustentabilidade na Piscicultura: Destaques do Festival de Peixes

Tecnologia e Sustentabilidade na Piscicultura: Destaques do Festival de Peixes

O 2º Festival de Peixes da Amazônia promete ser um marco para o setor pesqueiro da região Norte. O evento, que acontece de 16 a 21 de abril na Casa

Rondônia avança na produção sustentável com certificação Sisbi para indústria de pescados

Rondônia avança na produção sustentável com certificação Sisbi para indústria de pescados

O governo de Rondônia, sob a gestão do governador Marcos Rocha, entregou o primeiro certificado do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Ori

Gente de Opinião Quinta-feira, 24 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)