Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Piscicultura

Trabalho em equipe e preparo do peixe assado marcam sucesso do “II Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia”


Colaboradores temperam os peixes antes de ir para churrasqueira; trabalho foi divido em equipes - Gente de Opinião
Colaboradores temperam os peixes antes de ir para churrasqueira; trabalho foi divido em equipes

Ao longo deste domingo (19), diversos colaboradores entre servidores públicos e voluntários do Governo de Rondônia, se mobilizaram para a realização do “II Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia”, realizado no Estado e nas capitais brasileiras, bem como Distrito Federal. Em Porto Velho, foi necessário implantar uma logística para que pudesse fluir o andamento das atividades.

Segundo a gerente de Aquicultura e Pesca da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Maria Mirtes: “primeiro foram descarregados os peixes dos caminhões, depois levados para uma barraca onde as equipes agilizaram o tempore com alho, sal, suco de laranja e pimenta do reino. Em seguida, os tambaquis foram colocados em caixas de armazenamento para serem assados ​​nas churrasqueiras”, explica sobre o processo.

Engajamento de todos resultou no sucesso do Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia

Ainda, de acordo com Mirtes, essa tática utilizada para agilizar a entrega aos compradores só foi possível graças à antecipação de atividades que todos os colaboradores tiveram que realizar para não atrasar a etapa final. “Para assar o peixe leva uns 40 minutos certinhos”, destaca. Além da Seagri, a execução dos trabalhos contou com o apoio dos servidores da Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e demais voluntários que se empenharam na preparação dos tambaquis.

A colaboradora e servidora da Seagri, Sandrine Moreto, que também já participou em outros eventos do Governo do Estado, agradeceu pelas equipes envolvidas. “É gratificante realizar este serviço, e vale destacar que para nós foi tudo muito desafiador devido termos que utilizar grande parte do nosso tempo em prol do evento. Parabéns a todos os participantes”.

O secretário da Seagri, Evandro Padovani, destacou a participação coletiva do Governo do Estado na busca da realização do II Festival. “Temos mais de 100 pessoas aqui que estão se doando para o evento; desde a montagem das barracas, churrasqueiras e equipamentos necessários. Um trabalho que já dura vários dias, o que mostra o interesse e o apreço de todos os envolvidos para que pudéssemos fortalecer a cadeia produtiva em Rondônia ”, destaca.

Tambaquis foram assados no Estacionamento Pirarucu do Palácio Rio Madeira, em Porto Velho

Para o diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, a parceria para a realização do Festival foi essencial. “Para nós é uma satisfação imensa, pois além dos recursos do evento colaborar às organizações sociais, tem por objetivo divulgar esta preciosa iguaria da região amazônica para o Brasil e todo mundo, buscando novos mercados e consolidando o consumo do tambaqui que é muito importante ao Estado”, enfatiza.

O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), Entidade Autárquica de Assistência e Extensão Rural (Emater-RO), Superintendência Estadual de Desenvolvimento e Infraestrutura (Sedi), Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron), em parceria com a Associação dos Criadores de Peixes de Rondônia (Acripar), o Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Banco da Amazônia (Basa), e as empresas: Lions Clube, Zaltana Pescados, Agrofish, Pescados do Vale, Nova Aurora e WS Pescados da Amazônia.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto de manejo do Pirarucu fortalece a preservação ambiental e gera renda extra às comunidades tradicionais

Projeto de manejo do Pirarucu fortalece a preservação ambiental e gera renda extra às comunidades tradicionais

Com o intuito de sanar um problema ambiental e gerar renda extra às comunidades tradicionais quilombolas e extrativistas, o governo de Rondônia dese

Projeto de manejo de Pirarucu no Rio Cautário gera renda e avança na conservação ambiental

Projeto de manejo de Pirarucu no Rio Cautário gera renda e avança na conservação ambiental

Com intuito de atender às demandas dos moradores da Reserva Extrativista Estadual (Resex) do Rio Cautário, situada no município de Costa Marques, que

Governo de RO impulsiona manejo sustentável do Pirarucu com impacto econômico nas comunidades tradicionais

Governo de RO impulsiona manejo sustentável do Pirarucu com impacto econômico nas comunidades tradicionais

Com o objetivo de atender às demandas dos comunitários da Reserva Extrativista Estadual do Rio Cautário (Resex), no município de Costa Marques, o go

Expansão global do Tambaqui de RO é pauta de reunião entre Marcos Rocha e ministro da pesca

Expansão global do Tambaqui de RO é pauta de reunião entre Marcos Rocha e ministro da pesca

Em mais um desdobramento da política de promoção e consolidação da piscicultura rondoniense, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, se reuniu nesta

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)