Sábado, 12 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Agronegócio

Técnicos do governo de Rondônia são jurados no maior concurso de queijos da América Latina


Rondônia marca presença na Expoqueijo, maior exposição de queijos da América Latina - Gente de Opinião
Rondônia marca presença na Expoqueijo, maior exposição de queijos da América Latina

Quatro especialistas em leite e queijos do governo de Rondônia participam como membros do corpo de jurados da Expoqueijo, maior evento de laticínios da América Latina, que acontece de 24 e 30 de junho, na cidade de Araxá, em Minas Gerais. O evento reúne expositores e técnicos especialistas em produtos lácteos e queijos artesanais de todo o mundo, ao lado de estudiosos do queijo dos principais estados produtores do Brasil e de países como Itália, França, Reino Unido, Argentina, Chile e Uruguai.

O convite feito aos técnicos da Entidade Autárquica de Assistencial Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), demonstra a importância e expressão da produção rondoniense na cadeia do leite e queijo do país. Na última edição da Expoqueijo, em 2023, passaram pelo pavilhão do queijo durante o concurso, mais de 43 mil visitantes e foram publicadas mais de mil matérias jornalísticas sobre o evento, no Brasil e no mundo.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, todas as iniciativas que elevam a visibilidade do estado e valorizam a produção, são importantes para o desenvolvimento e sustentabilidade da agricultura, especialmente a familiar. “O agronegócio do leite e seus derivados desempenham um relevante papel para a economia estadual, fortalecendo as ações que estimulam o crescimento do nosso estado”, ressaltou.

VISIBILIDADE

A visibilidade alcançada pelo estado de Rondônia, neste ramo da economia, se deve principalmente aos investimentos do governo em programas e projetos de incentivo à produção, especialmente no que diz respeito à agricultura familiar, segmento onde se concentra a maioria dos produtores de leite rondonienses.

O Programa de Verticalização da Produção Agropecuária da Agricultura Familiar do Estado de Rondônia (Prove/RO), que incentiva a instalação de agroindústrias familiares rurais, e os projetos técnicos de melhoramento genético, manejo de pastagens e gestão da propriedade rural, como o Inseminar e o Consultec, executados pela Emater-RO, têm alavancado a cadeia produtiva do leite e queijo, colocando Rondônia entre os principais produtores de lácteos do país.

Gente de OpiniãoSábado, 12 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

FIERO confirma participação no Rondônia Rural Show

FIERO confirma participação no Rondônia Rural Show

Na manhã desta terça-feira, 1, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, esteve com o vice-governador d

Gestão Marcos Rocha impulsiona exportações e reforça o setor produtivo de Rondônia

Gestão Marcos Rocha impulsiona exportações e reforça o setor produtivo de Rondônia

Rondônia tem se destacado cada vez mais no cenário econômico, especialmente no agronegócio, um dos setores mais importantes para o estado. Sob a ges

O Sebrae realizou uma capacitação de Chocolateria Avançada, no Ifro em Jaru

O Sebrae realizou uma capacitação de Chocolateria Avançada, no Ifro em Jaru

O Sebrae em Rondônia promoveu um curso de Chocolateria Avançada, relacionada ao processamento do chocolate, análise sensorial e classificação do cac

Porto Velho se consolida como corredor estratégico para exportações

Porto Velho se consolida como corredor estratégico para exportações

A passagem da Caravana do Agro Exportador por Porto Velho reforça a vocação da capital rondoniense como um importante corredor logístico para as exp

Gente de Opinião Sábado, 12 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)