Quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019 - 15h17
Nesta quarta (20) e quinta-feira (21), acontece em Ji-Paraná o curso Gestão de Propriedades Rurais voltado para colaboradores do projeto Plantar e técnicos de sindicatos do setor nos municípios de Itapuã do Oeste, Cujubim, Machadinho D’Oeste, Rio Crespo, Ariquemes, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Presidente Médici, Rolim de Moura, Castanheiras e Novo Horizonte do Oeste.
O objetivo é capacitá-los para analisar e gerenciar o desempenho de propriedades rurais e, a partir daí, otimizar recursos e possibilitar o aumento de renda dos agricultores familiares.
Os participantes discutirão os conceitos de planejamento, desde estratégicos e operacionais, a importância de se planejar zonear a propriedade e a utilização de técnicas de cálculo para custo de produção. A interpretação de indicadores técnicos econômicos também serão trabalhados no encontro.
Levando em consideração que a dificuldade de gestão rural acaba sendo hoje um dos grandes gargalos para a melhoria de renda da agricultura familiar, o Plantar prevê aos seus beneficiários cursos e orientações neste sentido por meio das organizações associativas representativas do setor.
O curso será realizado no auditório da Fetagro localizada na Rua Padre Adolfo Rhol, 696, bairro Casa Preta.
O Plantar Rondônia é um projeto pioneiro no país, realizado pelo Centro de Estudos da Cultura e do Meio Ambiente da Amazônia – Rioterra, em cooperação com a Ação Ecológica Guaporé – Ecoporé e Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro), em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam e apoio financeiro do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES através do Fundo da Amazônia.
Saiba mais sobre o projeto:
Gerenciamento da propriedade rural como ferramenta para aumentar a renda
Organizações mobilizam agricultores familiares para adesão ao projeto Plantar
Rondônia brilha no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios: Cacoal conquista o 2º lugar nacional!
A agricultora Nilcineia Rubim, de Cacoal, fez história ao levar o segundo lugar na categoria Produtora Rural do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 202
Na China, governador Marcos Rocha diz que Rondônia vai produzir 3 milhões de sacas de café
Veja a reportagem:
Agronegócio Sustentável e Educação Prática São os Temas do XVI Dia de Campo da FIMCA
Na manhã do último sábado, 9 de novembro, o Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA realizou o XVI Dia de Campo das Agrárias. O evento, que a
De Rondônia para a China: café robusta amazônico é apresentado por Marcos Rocha ao mercado asiático
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, está promovendo o nome do estado na 7ª Feira Internacional de Exportação e Importação, em Xangai, China. A p