Segunda-feira, 19 de setembro de 2022 - 15h33
Cacoal realizará o 7° Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café - Concafé, evento que vai acontecer nos dias 21 e 22 de setembro. A organização das competições está sob a responsabilidade da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater, Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril - Idaron, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Ifro e Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas – Sebrae.
O evento é público e gratuito, sendo realizado no Espaço Beira Rio, complexo construído às margens da RO-383, saída da cidade para Rolim de Moura, onde também acontece o 1º Campeonato de Baristas com Desafio de Robustas Amazônicos KOAR Rondônia. De acordo com o secretário da Seagri, Janderson Dalazen, “os concursos visam identificar, premiar e promover os cafés Robustas Amazônicos produzidos com sustentabilidade no Estado, além de agregar valor à produção, possibilitando maiores ganhos para o produtor acessar melhores mercados, e assim consolidar como instrumento de promoção do desenvolvimento territorial”, destacou o secretário.
No 7º Concafé, foram registradas 157 inscrições, de produtores de 20 municípios diferentes do Estado. Na edição anterior, em 2021, 100 cafeicultores alcançaram nota superior a 80 pontos. “O Concafé é uma forma de reconhecer e valorizar a dedicação dos produtores rurais. Nossos cafeicultores têm cultivado grãos cada vez melhores e mais pontuados e contribuem para alavancar a cafeicultura rondoniense, produzindo aqui, cafés que são exportados para diversos países do mundo”, finalizou o secretário.
PREMIAÇÃO
Para o 7º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia 2022, que deve reunir os maiores produtores de café robusta do Estado, as premiações concorrendo a R$ 353.750,00 (trezentos e cinquenta e três mil e setecentos e cinquenta reais) em prêmios, sendo que o primeiro colocado vai receber um trator cafeeiro cabinado, no valor de R$ 250 mil.
PROGRAMAÇÃO
21 DE SETEMBRO
08h30 – Abertura
9h – Campeonato de Baristas: 1ºDesafio de Robustas Amazônicos KOAR Rondônia.
10h30 - Minicurso Classificação Física de Cafés Robustas. Noções básicas sobre defeitos e impactos na qualidade do café, com o assistente estadual de fiscalização agropecuária da Idaron, Jean Ramos dos Santos.
12h – Intervalo para o almoço.
13h30 – Palestra: Valorização da marca e competitividade com a coordenadora do Sebrae Nacional, Carmem Lúcia Souza.
14h15 – Oficina: Tipos e Efeitos da Torra do Café com o extensionista rural da Emater/RO, Wesley Gama.
15h30 – Workshop: Habilidades sensoriais e Cupping dos Cafés Robustas Amazônicos com Daniela Dalazen, Q Robusta Grader, Emater/RO.
16h45 – Oficina: Métodos de Extração para Cafés Especiais, com o barista Gabriel Guimarães.
18h – Encerramento
22 DE SETEMBRO
08h – Prova final do Desafio de Robustas Amazônicos Filtrados KOAR Rondônia.
10h – Abertura
11h – Premiação Concafé e Desafio de Robustas Amazônicos Filtrados KOAR Rondônia.
A 11ª edição da Semana Internacional do Café 2024, realizada em 22 de novembro em Belo Horizonte, consolidou Rondônia como um dos principais estados
Café de Rondônia bate todos os recordes de vendas e atinge ápice em 2024
Para Rondônia, 2024 tornou-se histórico à cultura do café em todo o estado porque marca a consolidação da prática como um dos pilares mais importa
Curso on-line para produção de castanheira-da-amazônia em miniestufa tem inscrições abertas
O e-Campo, vitrine de capacitações on-line da Embrapa, está com inscrições abertas para o curso “Produção de mudas de Castanheira-da-amazônia em min
Conhecido pelo cultivo de grãos, Cone Sul de Rondônia prospera com produção de café
Depois de se consolidar em municípios da região do Rio Machado, Zona da Mata, Vale do Guaporé e Central de Rondônia como cultura sustentável e lucrati