Quinta-feira, 14 de março de 2024 - 16h06
Em sessão plenária realizada no dia 1º de março em Brasília, o conselheiro federal Neemias Machado Barbosa indicou o engenheiro agrônomo Jackson Damião Pontes, residente e atuante no Estado de Rondônia, para contribuir em 2024 com a Comissão Temática de Assistência Técnica e Crédito Rural do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).
A decisão foi unânime. Para a direção do Confea, Jackson chega à instituição em um momento crucial para o desenvolvimento rural sustentável no Brasil. Com o relatório final da Comissão Temática de 2023 já aprovado e suas atividades estendidas, as metas para este ano são importantes para promover melhorias nos processos de concessão de crédito e seguros rurais.
Segundo o Confea, essas melhorias têm o potencial de transformar a realidade de muitos profissionais e produtores rurais não só em Rondônia, mas em todo o País. Dentre as metas estabelecidas para 2024 destaca-se a viabilização da assinatura de propostas de Acordo de Cooperação Técnica com grandes instituições financeiras, entre as quais, o Banco Central, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia e Banco do Nordeste.
Laudos rurais
O objetivo é estabelecer parcerias estratégicas que permitam a troca de informações sobre pessoas físicas e jurídicas habilitadas para atuar na concessão de crédito rural e na elaboração de laudos em seguros rurais. Além disso, busca-se aprofundar o conhecimento sobre a atuação profissional no aspecto ético-disciplinar.
A equipe formada pelos conselheiros e especialistas tem como missão estabelecer um marco para o desenvolvimento e a sustentabilidade do setor agrícola brasileiro, promovendo parcerias estratégicas. Deve ainda adotar melhorias nos processos de concessão de crédito e seguros rurais, consideradas passos fundamentais para impulsionar o crescimento econômico e social das comunidades rurais brasileiras.
Jackson Damião, com sua experiência e expertise, desperta a expectativa da classe, que espera vê-lo contribuindo significativamente para alcançar esses objetivos.
Quem é
Rondoniense, engenheiro agrônomo, Jackson Damião destaca-se na consultoria rural desde sua formação em agropecuária em 2005. Iniciou carreira profissional na Agência de Defesa Sanitária Agrossilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) e foi reconhecido pelo seu trabalho na Emater.
Em 2017, fundou a JW Consultoria e Assessoria Rural. Ativo e participativo, contribuiu profissionalmente com diversas entidades, entre elas, a Cootraron e Raízes.
Foi ainda conselheiro suplente no Conselho
Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e desempenhou um papel ativo na Secretaria
Estadual de Finanças. Sua dedicação ao campo e ao crédito rural o torna uma
referência no setor, oferecendo suporte valioso aos produtores, além de
consolidar sua influência no meio.
A 11ª edição da Semana Internacional do Café 2024, realizada em 22 de novembro em Belo Horizonte, consolidou Rondônia como um dos principais estados
Café de Rondônia bate todos os recordes de vendas e atinge ápice em 2024
Para Rondônia, 2024 tornou-se histórico à cultura do café em todo o estado porque marca a consolidação da prática como um dos pilares mais importa
Curso on-line para produção de castanheira-da-amazônia em miniestufa tem inscrições abertas
O e-Campo, vitrine de capacitações on-line da Embrapa, está com inscrições abertas para o curso “Produção de mudas de Castanheira-da-amazônia em min
Conhecido pelo cultivo de grãos, Cone Sul de Rondônia prospera com produção de café
Depois de se consolidar em municípios da região do Rio Machado, Zona da Mata, Vale do Guaporé e Central de Rondônia como cultura sustentável e lucrati