Quinta-feira, 14 de março de 2024 - 16h06
Em sessão plenária realizada no dia 1º de março em Brasília, o conselheiro federal Neemias Machado Barbosa indicou o engenheiro agrônomo Jackson Damião Pontes, residente e atuante no Estado de Rondônia, para contribuir em 2024 com a Comissão Temática de Assistência Técnica e Crédito Rural do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).
A decisão foi unânime. Para a direção do Confea, Jackson chega à instituição em um momento crucial para o desenvolvimento rural sustentável no Brasil. Com o relatório final da Comissão Temática de 2023 já aprovado e suas atividades estendidas, as metas para este ano são importantes para promover melhorias nos processos de concessão de crédito e seguros rurais.
Segundo o Confea, essas melhorias têm o potencial de transformar a realidade de muitos profissionais e produtores rurais não só em Rondônia, mas em todo o País. Dentre as metas estabelecidas para 2024 destaca-se a viabilização da assinatura de propostas de Acordo de Cooperação Técnica com grandes instituições financeiras, entre as quais, o Banco Central, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia e Banco do Nordeste.
Laudos rurais
O objetivo é estabelecer parcerias estratégicas que permitam a troca de informações sobre pessoas físicas e jurídicas habilitadas para atuar na concessão de crédito rural e na elaboração de laudos em seguros rurais. Além disso, busca-se aprofundar o conhecimento sobre a atuação profissional no aspecto ético-disciplinar.
A equipe formada pelos conselheiros e especialistas tem como missão estabelecer um marco para o desenvolvimento e a sustentabilidade do setor agrícola brasileiro, promovendo parcerias estratégicas. Deve ainda adotar melhorias nos processos de concessão de crédito e seguros rurais, consideradas passos fundamentais para impulsionar o crescimento econômico e social das comunidades rurais brasileiras.
Jackson Damião, com sua experiência e expertise, desperta a expectativa da classe, que espera vê-lo contribuindo significativamente para alcançar esses objetivos.
Quem é
Rondoniense, engenheiro agrônomo, Jackson Damião destaca-se na consultoria rural desde sua formação em agropecuária em 2005. Iniciou carreira profissional na Agência de Defesa Sanitária Agrossilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) e foi reconhecido pelo seu trabalho na Emater.
Em 2017, fundou a JW Consultoria e Assessoria Rural. Ativo e participativo, contribuiu profissionalmente com diversas entidades, entre elas, a Cootraron e Raízes.
Foi ainda conselheiro suplente no Conselho
Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e desempenhou um papel ativo na Secretaria
Estadual de Finanças. Sua dedicação ao campo e ao crédito rural o torna uma
referência no setor, oferecendo suporte valioso aos produtores, além de
consolidar sua influência no meio.
Ano de 2024 teve avanços e conquistas para desenvolvimento da agricultura de Rondônia
Em 2024, Rondônia consolidou-se como um dos maiores polos agropecuários do Brasil, com eventos e ações que fortaleceram a produção rural do estado. A
Governo de RO publica Edital de Chamada Pública para Programa de Aquisição de Alimentos Indígena
O governo de Rondônia publicou o Edital de Chamada Pública do Programa de Aquisição de Alimentos Indígena (PAA-Indígena), para cadastrar produtores
Governo de RO fortalece agricultura familiar com entrega de 275 toneladas de calcário
Com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar em municípios do Cone Sul do estado, o governo de Rondônia realizou a entrega de 275 toneladas d
Café de Rondônia se destaca no cenário nacional e internacional com prêmios e reconhecimentos
O mês de novembro foi marcado por uma boa safra de prêmios para a cafeicultura rondoniense. Os cafés produzidos em Rondônia dominaram o pódio no Concu