Terça-feira, 29 de março de 2022 - 15h05
Equipamentos agrícolas que visam atender a agricultura familiar no Estado de Rondônia, foram entregues aos agricultores do município de Guajará-Mirim, durante solenidade no último final de semana. Mudas de café também foram entregues aos extrativista da Reserva Rio Ouro Preto, zona rural do município.
Os investimentos são da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) em parceria com a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). A solenidade realizada no Parque de Exposição da Associação dos Produtores Rurais do Vale do Mamoré (Acrivale), contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura, Evandro Padovani e do presidente da Emater do Estado, Luciano Brandão, que participaram da entrega de máquinas e equipamentos postos à disposição de associações e prefeituras para atendimento coletivo dos produtores.
“Para nós extrativistas isso fomenta nossa agricultura e benefícios para nossa comunidade, e daqui algum tempo será renda para nós mesmos. O café é especial e bem trabalhado, e isso significa que somos reconhecidos pelo Governo do Estado”, disse a moradora da Reserva Ouro Preto, Poliana Augusto Rodrigues, que recebeu mudas de café.
Para o extrativista Carlos Ferreira, 67 anos, morador da Reserva Rio Ouro Preto, recebeu 2.400 mudas de café. “É uma boa ajuda para nós, o solo já está pronto e a Emater já nos instruiu. Vai dar certo!”, destacou otimista o extrativista.
Para o município de Guajará-Mirim, foram entregues:
Luciano Brandão destacou as vitórias que a Emater obteve aos longos dos anos. “Mudanças vão avançando durante esses últimos quatros, como no auxílio aos produtores, assim como apoio aos servidores, desde a estrutura física aos meios para trabalhar. Aos poucos nós vamos atendendo e resolvendo os problemas. O Governo está compromissado com a população”, enfatizou Brandão.
“Os bens adquiridos são incentivo do Governo aos produtores rurais. O intuito é desenvolver e fortalecer a agricultura familiar, a piscicultura, a pecuária, as agroindústrias, a produção de leite, o gado de corte, proporcionando implantações de mecanismos para agregar valores aos produtos dos associados, além de proporcionar a geração de renda”, explicou o secretário Evandro Padovani.
Técnicos da Emater estão acompanhando toda a logística de carregamento nos viveiros e a entrega junto aos produtores, além de organizar a programação das entregas.
O evento reuniu agricultores, agropecuaristas, extrativistas e a população em geral. Também estiveram presentes o deputado estadual Luizinho Goabel; a prefeita Raissa Bento; a vice-prefeita Mary Granneman; secretários municipais; presidente da Câmara de Vereadores de Guajará-Mirim, João Vanderlei; vereadores; o secretário executivo da Casa Civil em Guajará-Mirim e Nova Mamoré, Flávio Derzete da Mota; chefe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) de Guajará-Mirim, Albino Batista Gomes; representante do deputado estadual Dr. Neidson Soares; representantes de associações e comunidade em geral.
A 11ª edição da Semana Internacional do Café 2024, realizada em 22 de novembro em Belo Horizonte, consolidou Rondônia como um dos principais estados
Café de Rondônia bate todos os recordes de vendas e atinge ápice em 2024
Para Rondônia, 2024 tornou-se histórico à cultura do café em todo o estado porque marca a consolidação da prática como um dos pilares mais importa
Curso on-line para produção de castanheira-da-amazônia em miniestufa tem inscrições abertas
O e-Campo, vitrine de capacitações on-line da Embrapa, está com inscrições abertas para o curso “Produção de mudas de Castanheira-da-amazônia em min
Conhecido pelo cultivo de grãos, Cone Sul de Rondônia prospera com produção de café
Depois de se consolidar em municípios da região do Rio Machado, Zona da Mata, Vale do Guaporé e Central de Rondônia como cultura sustentável e lucrati