Terça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Agricultura

Exposição de produtos de agroindústrias volta para o estacionamento do Palácio Rio Madeira


Será a 5ª edição do evento e contará com a participação de aproximadamente 21 expositores de agroindústrias familiares - Gente de Opinião
Será a 5ª edição do evento e contará com a participação de aproximadamente 21 expositores de agroindústrias familiares

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), retoma no dia 30 de julho, as atividades de “Exposição da Agroindústria Familiar” no estacionamento do Palácio Rio Madeira (PRM), em Porto Velho, que ficou suspensa em decorrência da pandemia do coronavírus. Conforme a programação elaborada, a exposição será realizada mensalmente, toda última sexta-feira de cada mês, das 8h às 15h.

A exposição é coordenada pela Seagri em parceira com a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater Rondônia), Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron) e Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel).

Esta será a 5ª edição do evento e contará com a participação de aproximadamente 21 expositores de agroindústrias familiares de todo o Estado. A exposição é voltada para servidores do PRM e demais interessados. Os servidores e visitantes poderão conhecer e adquirir, por um valor acessível, diversos produtos regionais oriundos da agricultura familiar como mel, leite e derivados, polpa de frutas, processados de açaí, embutidos e defumados, panificação, chocolates e doces, entre outros.

Com o intuito de proteger a saúde dos visitantes e participantes do evento, a coordenação seguirá todos os protocolos e medidas de segurança orientados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelos órgãos do Governo do Estado, de prevenção à covid-19. Para as próximas edições, a expectativa é trazer mais produtores de todo o Estado e mais diversificação dos seguimentos. Todos os materiais, equipamentos e apoio logístico estão sendo organizados e preparados pela Seagri.

OBJETIVO DA AÇÃO

De acordo com o secretário da Agricultura, Evandro Padovani, o objetivo da exposição é fortalecer, promover e incentivar o trabalho e produção das agroindústrias familiares do Estado. “Economicamente, a agroindústria familiar agrega valor aos produtos e gera renda, podendo tornar-se, em muitos casos, a principal fonte de renda da propriedade rural. Além disso, a agroindústria familiar cria oportunidades de trabalho, garantindo a melhoria das condições de vida do meio rural e contribuindo para o desenvolvimento econômico da região”, finalizou.

O objetivo principal do evento especificado por Padorvani é dar fôlego à economia familiar e como consequência, movimentar o comércio promovendo emprego e renda. Contudo, outras experiências positivas são relatas pelos feirantes, organizadores e consumidores. O lardo da sede da administração pública se transforma num lugar de encontros  e de atmosfera descontraíde e agradável com troca de conhecimentos e experiências, o que torna a iniciativa positiva para todos os autores envolvidos.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Concurso estadual premia melhor café de Rondônia com trator em Rolim de Moura

Concurso estadual premia melhor café de Rondônia com trator em Rolim de Moura

“Nós tivemos a honra de ser campeões do Concafé em 2024. Nossa propriedade é pequena. Fazemos parte da agricultura familiar. Temos investimento do g

Tecnologia e sustentabilidade na agricultura serão apresentadas na 12ª Rondônia Rural Show

Tecnologia e sustentabilidade na agricultura serão apresentadas na 12ª Rondônia Rural Show

O agricultor que visitar a 12ª Rondônia Rural Show Internacional, que será realizada de 26 a 31 de maio, em Ji-Paraná, encontrará o que há de mais m

Missão da Bélgica conhece o Centro de Difusão de Tecnologias Biológicas da Biotrop

Missão da Bélgica conhece o Centro de Difusão de Tecnologias Biológicas da Biotrop

A Biotrop – empresa líder no mercado de insumos biológicos para agricultura – recebeu no Bio Oracle (Centro de Difusão de Tecnologias Biológicas

Sistema OCB/RO marca presença na solenidade de entrega do prêmio do 9º Concafé

Sistema OCB/RO marca presença na solenidade de entrega do prêmio do 9º Concafé

O Sistema OCB/RO esteve presente na solenidade de entrega do prêmio ao vencedor do 9º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade dos Cafés de Rondônia

Gente de Opinião Terça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)