Terça-feira, 23 de julho de 2019 - 15h25
A primeira edição da Festa da Mandioca, que será realizada na Escola Municipal Maria Angélica, acontece nesta quinta-feira (25) na Linha 28 de Novembro, Nova Aliança (Baixo Madeira), em Porto Velho. O evento é promovido pelo Governo de Rondônia, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).
Segundo o gerente local da Emater, Dionísio Queiroga, no dia 28 de julho é comemorado o Dia do Agricultor e a festa vem para homenagear os trabalhadores da agricultura, além de trazer oportunidades. “Os produtores poderão apresentar seus produtos e movimentar a renda local da comunidade. Trabalhar na geração de renda por meio de produtos e derivados da mandioca”.
O município de Porto velho é considerado o maior produtor de mandioca de Rondônia. Segundo a extensionista rural da Emater, Gilvania Carvalho, o trabalho com mandioca está inserido na cultura do povo ribeirinho. “É tradição que em todas as propriedades tenham uma casa de farinha. Então, com isso, vamos promover a integração cultural dos povos ribeirinhos e serviços na área rural e social”.
Os dois dias que antecedem a Festa da Mandioca serão para cursos de capacitações dos produtores ministrados por extensionistas rurais da Emater. “Essas capacitações estão voltadas para o manuseio dos produtos, e para que eles consigam gerar a sua própria renda.” enfatiza o gerente.
SERVIÇOS
Dentro os serviços que serão oferecidos para a comunidade estão: orientações aos produtores, vacinação antirrábica, orientações sobre benefícios sociais para asseguradores especiais, corte de cabelo, Mesa Brasil, atendimento saúde, higiene bucal, recreação, BiblioSesc, serviços de Saúde Básica, Cadastro Único e Bolsa Família.
CONCURSO
O evento conta, também, com um disputado concurso entre os
candidatos. Serão escolhidos o rei e a rainha da Festa da Mandioca; a
melhor gastronomia/derivados; o melhor descascador de mandioca e a
corrida.
O evento conta, ainda, com o apoio da Faculdade Fimca, INSS, Sebrae, Associação Zequinha Araújo, Sesc, Semusa e CRAS Cotinha.
A 11ª edição da Semana Internacional do Café 2024, realizada em 22 de novembro em Belo Horizonte, consolidou Rondônia como um dos principais estados
Café de Rondônia bate todos os recordes de vendas e atinge ápice em 2024
Para Rondônia, 2024 tornou-se histórico à cultura do café em todo o estado porque marca a consolidação da prática como um dos pilares mais importa
Curso on-line para produção de castanheira-da-amazônia em miniestufa tem inscrições abertas
O e-Campo, vitrine de capacitações on-line da Embrapa, está com inscrições abertas para o curso “Produção de mudas de Castanheira-da-amazônia em min
Conhecido pelo cultivo de grãos, Cone Sul de Rondônia prospera com produção de café
Depois de se consolidar em municípios da região do Rio Machado, Zona da Mata, Vale do Guaporé e Central de Rondônia como cultura sustentável e lucrati