Sábado, 5 de junho de 2021 - 09h43
O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), entregou nesta sexta-feira (4), na sede regional em Ji-Paraná, 22 maquinários agrícolas para 17 municípios de Rondônia com o intuito de fortalecer e desenvolver a agricultura familiar do estado. O repasse dos bens faz parte da ampliação de metas dos recursos repassados pelo Ministério da Defesa, através do Programa Calha Norte, com o apoio da bancada federal. Foram entregues às prefeituras 15 caminhões, 3 pás carregadeiras e 4 retroescavadeiras, valor avaliado em R$ 7.513.000 (sete milhões, quinhentos e treze mil reais), provenientes do Governo Federal.
Durante a solenidade de entrega, o secretário da Seagri, Evandro Padovani, informou que as tratativas para o repasse dos mais de 1.800 equipamentos adquiridos com recurso do programa Calha Norte, iniciaram em 2017. Em 2018 foram entregues 1.500 equipamentos, e na atual gestão mais de 340. Os 22 equipamentos entregues nesta sexta-feira fazem parte do último lote do montante, totalizando R$ 150 milhões (cento e cinquenta milhões de reais) investidos.
“Esta é uma grande conquista para nosso Estado. Esses equipamentos são exclusivamente para serem utilizados na área rural, com apoio das secretarias municipais de Agricultura. Agradeço a parceria de todos os prefeitos, e peço para que ajudem nossos produtores em suas atividades. Somos um estado forte na agricultura e que vem avançando a cada ano”, relatou.
O prefeito Tinoco, de São Francisco do Guaporé, município contemplado com um caminhão caçamba, agradeceu a bancada federal e o Governo do Estado pela entrega. “Este caminhão que recebemos é de grande importância para o município porque irá atender os produtores rurais com o transporte de calcário, mudas, transporte de café para o secador, aterro de curral, aterro de bueiro dentro das propriedade e também na melhoria do carreador para facilitar o acesso até a propriedade e lavoura. O caminhão vai atender todos os programas que beneficiam os produtores”, disse.
Para o prefeito de São Felipe do Oeste, Ney da Paiol, essa entrega irá aumentar a produção local e, consequentemente, a renda dos produtores da agricultura familiar. “O caminhão que recebemos vai direto para a secretaria municipal de Agricultura para fomentar a nossa agricultura, que representa 82% da nossa economia. O veículo vai contribuir para o deslocamento e transporte de calcário, uma cama de frango, adubo, entre outros serviços. Hoje nós temos uma grande produção de café e possuímos uma forte bacia leiteira, e precisamos dar apoio aos nossos produtores, fazendo com que a produção e a rentabilidade do produtor cresça”, contou.
Conforme destacou o prefeito de Buritis, Roni Irmãozinho, os equipamentos irão contribuir para a qualidade de vida dos produtores rurais. “Nós recebemos dois caminhões caçambas que irão contribuir para o acesso das estradas rurais, escoamento de produção e fortalecimento da economia do nosso município. No passado nós pagávamos os alugueis dos caminhões e agora teremos isso gratuitamente. Isso traz qualidade de vida e melhoria para os cofres públicos, além de alavancar a agricultura do município”, salientou.
O município de Ji-Paraná foi contemplado com um caminhão caçamba e uma retroescavadeira. “Vamos dar continuidade com as nossas ações do setor com o apoio do Governo. Saímos hoje daqui felizes com esses equipamentos que irão ajudar o nosso produtor rural a se manter com mais tranquilidade”, destacou o prefeito, Isau Fonseca.
Os caminhões contribuirão para o escoamento da produção de alimentos dos pequenos produtores da agricultura familiar; as pás carregadeiras contribuirão para abertura, recuperação e conservação de estradas vicinais e as retroescavadeira serão utilizadas para serviços de escavação, aterramento, movimentação da terra e nos serviços de terraplanagem nas propriedades rurais e estradas vicinais dos municípios.
Os 17 municípios contemplados com os equipamentos agrícolas são: Alvorada do Oeste, Buritis, Chupinguaia, Espigão D’Oeste, Ji-Paraná, Machadinho do Oeste, Ministro Andreazza, Nova União, Pimenta Bueno, Primavera de Rondônia, Rolim de Moura, Seringueiras, São Miguel do Guaporé, São Francisco do Guaporé, Santa Luzia, São Felipe e Vale do Anari.
Estiveram presentes na solenidade de entrega o vice-governador, José Jodan, o secretário da Seagri, Evandro Padovani, prefeitos, vereadores, secretários municipais de Agricultura e produtores rurais.
A 11ª edição da Semana Internacional do Café 2024, realizada em 22 de novembro em Belo Horizonte, consolidou Rondônia como um dos principais estados
Café de Rondônia bate todos os recordes de vendas e atinge ápice em 2024
Para Rondônia, 2024 tornou-se histórico à cultura do café em todo o estado porque marca a consolidação da prática como um dos pilares mais importa
Curso on-line para produção de castanheira-da-amazônia em miniestufa tem inscrições abertas
O e-Campo, vitrine de capacitações on-line da Embrapa, está com inscrições abertas para o curso “Produção de mudas de Castanheira-da-amazônia em min
Conhecido pelo cultivo de grãos, Cone Sul de Rondônia prospera com produção de café
Depois de se consolidar em municípios da região do Rio Machado, Zona da Mata, Vale do Guaporé e Central de Rondônia como cultura sustentável e lucrati