Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Agricultura

Governo de Rondônia garante calcário para agricultores da região do baixo Madeira; entrega iniciou por São Carlos


Governador Marcos Rocha fez a entrega do calcário para atender  produtores de São Carlos - Gente de Opinião
Governador Marcos Rocha fez a entrega do calcário para atender produtores de São Carlos

Reforçando as ações para o crescimento do agronegócio e a Agricultura Familiar, o Governo de Rondônia, por meio da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater) entregou na sexta-feira (30), mais de 700 sacos de calcário para a região do distrito de São Carlos, atendendo 70 famílias que vivem da agricultura. A programação continua neste sábado (31), quando também serão atendidas  outras duas localidades, sendo Nazaré e Calama.

O evento ocorreu na sede da Cooperativa de Agroextrativismo do Meio e Baixo Madeira (Coomade). No total, o Governo do Estado estará entregando mais de 3.350 sacos de calcário, cada um pesando 40 quilos.  Todo o calcário ensacado que está sendo entregue foi adquirido por emenda parlamentar do deputado estadual Marcelo Cruz, no valor de R$ 200 mil. Os insumos devem ser usados para correção de solo, o que elevará a produtividade dos produtos e, consequentemente, irá fortalecer a renda dos agricultores da região.

Agricultor Raimundo Andrade prevê fortalecimento da produção

O governador Marcos Rocha, fez questão de entregar o calcário na tarde de sexta-feira e já confirmou que também estará presente nos distritos de Nazaré e Calama neste sábado para dar prosseguimento à entrega do insumo.

“Temos a satisfação em trazer esse benefício para as comunidades. É o início de ações que estaremos fazendo nesta região do baixo Madeira. Iremos facilitar para que nossos agricultores possam produzir cada vez mais e, dessa forma, estaremos mantendo o desenvolvimento do nosso Estado. Neste momento estamos entregando R$ 200 mil em calcário para tirar a acidez do solo. Vamos firme construindo por esse novo caminho. Agradecemos a emenda do deputado Marcelo Cruz que foi prontamente direcionada para a aquisição do insumo”, destacou o governador.

O calcário entregue na sexta-feira vai atender os agricultores de São Carlos e às comunidades de Cavalcante, Terra Caída e Bom Jardim. Para essas localidades, foram destinados 28 mil quilos de calcário. O insumo é entregue de forma ensacada, facilitando à logística e beneficiando os pequenos produtores. Vai ser utilizado para diminuir a acidez do solo, controlando uma maior absorção de nutrientes, e assim consequentemente aumentando a produtividade.

Nessas quatro localidades beneficiadas na sexta-feira, as quase 70 famílias vivem da agricultura familiar, a exemplo do casal Raimundo Andrade e Maria Lúcia. A plantação de cupuaçu, açaí, laranja e outras frutas vão ser fortalecidas com a chegada do calcário. “É uma grande satisfação hoje estarmos recebendo o calcário. Graças a Deus esse insumo foi entregue pelo governador Marcos Rocha que está aqui presente com toda a equipe da Emater e com o deputado Marcelo Cruz. Estávamos há muito tempo esperando esse calcário”, disse Raimundo.

Agricultores de São Carlos, Cavalcante, Terra Caída e Bom Jardim receberem calcário

A entrega do calcário foi destacada pelo diretor presidente da Emater, Luciano Brandão, que também pontuou várias ações que vêm sendo desenvolvidas pelo Poder Executivo atendendo e dando condições para os agricultores. “Um público produtivo e que precisa das ações do Governo. Hoje estamos aqui com o governador Marcos Rocha entregando o calcário ensacado que vai viabilizar a logística no baixo Madeira. São mais de 3.200 sacos de 40 quilos, cada. A Emater está intensificando medidas nessa região atendendo ao pedido feito pelo governador”.

MAIS PRODUÇÃO

Também presente ao evento, o gestor da Ssecretaria de Estado da Agriculta (Seagri), Evandro Padovani, falou de forma geral sobre as medidas que estão sendo realizadas em todo Estado, reforçando com o programa “Mais Calcário”, onde o Governo do Estado tem atendido agricultores e produtores dos 52 municípios de Rondônia. “No ano passado atendemos com mais de 20 mil toneladas de transporte de calcário e este ano já devemos atender com 50 mil toneladas e para o ano que vem, ou seja, em 2022, podemos chegar a 80 mil toneladas transportadas pelo Governo por meio do programa. O Executivo Estadual vem incentivando o uso do insumo que é de extrema importância para reduzir a acidez do solo e isso reflete diretamente em mais produção para os agricultores”.

Governador e convidados fizeram demonstração da importância do insumo para o solo

O presidente da Coomade, João Batista, enfatiza que a entidade está fazendo um trabalho de organização à produção dos agricultores. “Estamos recebendo o calcário entregue pelo Governo do Estado e destacamos o trabalho da Emater que está nos acompanhando e incentivando nossos agricultores, bem como ao deputado Marcelo Cruz. A cooperativa representa o médio e baixo Madeira e temos mais de 200 cooperados e estamos buscando melhorar para fomentar a produção com acompanhamento técnico e com responsabilidade para a utilização do calcário”.

Ao tecer comentário sobre a emenda, o deputado estadual Marcelo Cruz, lembrou do compromisso de ajudar os pequenos agricultores. “Nesse lugar tem pessoas que há anos estão esperando para que alguém olhe com atenção. O que pudermos fazer por esta região estaremos fazendo. Sabemos das dificuldades mas, estaremos unidos para que nossos agricultores do baixo Madeira tenham dignidade e possam produzir muito mais”.

Para encerrar a solenidade, o governador Marcos Rocha deixou claro sobre as medidas que estão sendo desenvolvidas pelo Governo de Rondônia, traçando novos caminhos para o Estado.  Em seguida, o chefe do Executivo Estadual fez a entrega simbólica de calcário para os agricultores rurais, Raimundo Andrade Melo, Lucineide de Lima e Clenir Souza. “O calcário é fundamental para correção do solo e aumento de rendimento da produção agrícola”, finalizou Marcos Rocha para logo em seguida fazer o plantio de uma muda utilizando um pouco do calcário entregue.


Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Três Corações de ouro para Rondônia: produtoras brilham na Semana Internacional do Café e leva três primeiros lugares no concurso Florada Premiada

Três Corações de ouro para Rondônia: produtoras brilham na Semana Internacional do Café e leva três primeiros lugares no concurso Florada Premiada

A 11ª edição da Semana Internacional do Café 2024, realizada em 22 de novembro em Belo Horizonte, consolidou Rondônia como um dos principais estados

Café de Rondônia bate todos os recordes de vendas e atinge ápice em 2024

Café de Rondônia bate todos os recordes de vendas e atinge ápice em 2024

Para Rondônia, 2024 tornou-se histórico à cultura do café em todo o estado porque marca a consolidação da prática como um dos pilares mais importa

Curso on-line para produção de castanheira-da-amazônia em miniestufa tem inscrições abertas

Curso on-line para produção de castanheira-da-amazônia em miniestufa tem inscrições abertas

O e-Campo, vitrine de capacitações on-line da Embrapa, está com inscrições abertas para o curso “Produção de mudas de Castanheira-da-amazônia em min

Conhecido pelo cultivo de grãos, Cone Sul de Rondônia prospera com produção de café

Conhecido pelo cultivo de grãos, Cone Sul de Rondônia prospera com produção de café

Depois de se consolidar em municípios da região do Rio Machado, Zona da Mata, Vale do Guaporé e Central de Rondônia como cultura sustentável e lucrati

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)