Quarta-feira, 20 de dezembro de 2023 - 13h02
Agricultores familiares, produtores de hortaliças e frutas da área periurbana da Capital receberam do Governo de Rondônia, 160 toneladas de calcário ensacado como forma de estimular a produção de frutas e hortaliças no entorno de Porto Velho. Os beneficiários são agricultores assentados em micro lotes rurais do setor chacareiro e o calcário recebido será utilizado para correção da acidez do solo, promovendo; com isso, diversos outros resultados para o cultivo.
Estes agricultores sempre tiveram dificuldades para adquirir os insumos necessários ao preparo do solo e nutrição das plantas, principalmente a compra do calcário. Mesmo quando o produto é subsidiado por programas oficiais, como o Programa Mais Calcário, produtores de hortaliças em pequenas áreas não conseguem comprar o produto a granel, porque este é vendido somente em grande volume.
Embora haja auxílio do Governo Estadual, que oferece gratuitamente o frete das carretas, a distribuição em pequenas quantidades de calcário torna-se inviável. Para solucionar esse problema, o Governo, por meio da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater/RO), adquiriu calcário ensacado, visando atender, especificamente, os pequenos e micros agricultores.
Cada associação recebeu em média 250 sacos de calcário
O tipo de calcário doado aos produtores de Porto Velho é do tipo filler, que possui granulometria menor do que o convencional, qualidade esta que define o Poder Relativo de Neutralização Total (PRNT). O do calcário adquirido pela Emater/RO e entregue aos produtores “possui PRNT acima de 90% e pode ser aplicado diretamente no plantio, porque este tipo de calcário possui reação imediata no solo, enquanto o produto convencional precisa ser aplicado 60 dias antes do plantio por causa de sua reação muito lenta”, explicou Luciano Brandão, presidente da Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia.
Para facilitar o trabalho, o calcário é entregue na sede das associações de produtores rurais, que o distribui entre os associados. Cada entidade recebeu em média 250 sacos de calcário, equivalente a 26,6 toneladas, algumas associações maiores receberam um pouco mais pela quantidade de associados e o tipo de cultivo, como foi o caso da Associação dos Produtores Rurais e Extrativistas da Linha C-01 da Gleba Cuniã (Aspronia), que recebeu 360 sacos, mas limitou a entrega para, no máximo, 10 sacos por produtor.
Foram muitas as manifestações de agradecimento ao Governo do Estado, pelo calcário disponibilizado, e pelo cuidado com a agricultura familiar que, segundo o presidente da Aspronia, “A gestão tem investido e se preocupado com o pequeno agricultor, e atender a necessidade desta categoria”. Os produtores também agradeceram ao deputado Alan Queiroz, autor da emenda parlamentar que viabilizou os recursos para a compra do calcário.
Concurso estadual premia melhor café de Rondônia com trator em Rolim de Moura
“Nós tivemos a honra de ser campeões do Concafé em 2024. Nossa propriedade é pequena. Fazemos parte da agricultura familiar. Temos investimento do g
Tecnologia e sustentabilidade na agricultura serão apresentadas na 12ª Rondônia Rural Show
O agricultor que visitar a 12ª Rondônia Rural Show Internacional, que será realizada de 26 a 31 de maio, em Ji-Paraná, encontrará o que há de mais m
Missão da Bélgica conhece o Centro de Difusão de Tecnologias Biológicas da Biotrop
A Biotrop – empresa líder no mercado de insumos biológicos para agricultura – recebeu no Bio Oracle (Centro de Difusão de Tecnologias Biológicas
Sistema OCB/RO marca presença na solenidade de entrega do prêmio do 9º Concafé
O Sistema OCB/RO esteve presente na solenidade de entrega do prêmio ao vencedor do 9º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade dos Cafés de Rondônia