Sexta-feira, 18 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Agricultura

Lúcia Wadt toma posse como chefe-geral da Embrapa Rondônia


 Lúcia Helena de Oliveira Wadt - Gente de Opinião
Lúcia Helena de Oliveira Wadt

Acontece, nesta quarta-feira (15), a solenidade de posse da pesquisadora Lúcia Helena de Oliveira Wadt na liderança da  Embrapa Rondônia, no auditório Madeira-Mamoré, em Porto Velho. Lúcia foi a primeira mulher a atuar na pesquisa de manejo florestal no Acre e liderou o projeto “Manejo florestal não-madeireiro para comunidades extrativistas da Amazônia”. Dessa iniciativa nasceu, em 2005, a Rede Kamukaia, que realiza pesquisas com temas relacionados a produtos florestais não madeireiros na Amazônia desde então.

Segundo Lúcia, sua atuação frente à Embrapa Rondônia é pautada no reconhecimento de que a Unidade está inserida em um estado com forte desenvolvimento socioeconômico. Porém, com demandas de tecnologias sustentáveis frente aos enormes desafios, macro político e de conservação do bioma Amazônico. 

“Desde sua criação, Rondônia apresenta uma economia robusta. Hoje, é o segundo maior Estado na economia da região Norte e o 16º no rol da economia nacional, com uma base competitiva e de franco crescimento. Nesse contexto, já estamos atuando fortemente em importantes cadeias de produção, como a da pecuária (corte e leite), do café e de grãos, mas ainda temos muito a contribuir no desenvolvimento de tecnologias regionais e na formulação de políticas públicas", afirma. 

Trajetória

Lúcia é formada em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Possui mestrado em genética de populações pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), doutorado em Agronomia na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP), na área de concentração Genética e Melhoramento de Plantas.  

Em 1994, iniciou sua carreira na Embrapa Acre como pesquisadora. Atuou como consultora do Ministério do Meio Ambiente e da Amazônia Legal, e ainda atua como pesquisadora da Embrapa na Amazônia e teve inúmeras participações em comitês internos e externos. 

Agora, como chefe-geral da Embrapa Rondônia, relembra que sua trajetória pessoal e profissional foi direcionada por escolhas. “Como pesquisadora, consolidei minha carreira na área de manejo sustentável de produtos florestais não madeireiros, com foco principal na castanheira (Bertholletia excelsa) e me tornei referência no tema. Se hoje pode parecer algo corriqueiro trabalhar com a castanheira, no ano 2000, representou uma escolha complexa, cuja percepção da importância do tema adquiri nas inúmeras articulações que participei com o governo do Estado, com organizações não governamentais e, principalmente, com comunidades extrativistas e as universidades. Hoje me sinto preparada para a gestão e tenho convicção da responsabilidade em enfrentar mais esse desafio pessoal e profissional”, comentou.

O evento presencial terá transmissão pelo Link: https://www.youtube.com/watch?v=cw50d_3xx8A

Gente de OpiniãoSexta-feira, 18 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de RO celebra Dia Mundial do Café com avanços, valorização e ações para produtor

Governo de RO celebra Dia Mundial do Café com avanços, valorização e ações para produtor

Neste Dia Mundial do Café, 14 de abril, Rondônia reafirma sua posição de destaque na produção de café robusta de qualidade, com uma série de ações d

Governador Marcos Rocha abre oficialmente a colheita do cacau em Rondônia e exalta potencial do estado no cenário nacional

Governador Marcos Rocha abre oficialmente a colheita do cacau em Rondônia e exalta potencial do estado no cenário nacional

O município de Buritis foi palco, neste sábado (13), da cerimônia oficial que marca o início da colheita do cacau em Rondônia, conforme estabelece a

Agricultores familiares de seis municípios rondonienses poderão receber pagamento por conservar floresta nativa

Agricultores familiares de seis municípios rondonienses poderão receber pagamento por conservar floresta nativa

Os agricultores familiares de pequenos imóveis rurais dos municípios rondonienses de Porto Velho, Nova Mamoré, Candeias do Jamari, Machadinho do Oes

Governo de RO realiza lançamento do início da colheita do cacau em Buritis

Governo de RO realiza lançamento do início da colheita do cacau em Buritis

O governo de Rondônia promove, neste sábado (12), às 9h, o “Lançamento do Início da Colheita do Cacau”. O evento acontece em Buritis, na propriedade

Gente de Opinião Sexta-feira, 18 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)