Terça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Agricultura

Maquinários entregues pelo Estado irão impulsionar as atividades da agricultura familiar em Guajará-Mirim


Agricultura familiar foi reforça com equipamentos entregues pelo Governo de Rondônia - Gente de Opinião
Agricultura familiar foi reforça com equipamentos entregues pelo Governo de Rondônia

A agricultura familiar ganha forças no município de Guajará-Mirim com a entrega de equipamentos e maquinários agrícolas realizada pelo governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, na manhã de sábado (20) durante solenidade realizada no quartel do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM). Na ocasião, o chefe do Executivo Estadual enfatizou que, mesmo em meio à luta contra o coronavírus, o Estado tem direcionado as atenções também às ações que possam  contribuir diretamente para o desenvolvimento e suporte ao setor rural.

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) oficializou a entrega dos implementos e maquinário agrícola que foram adquiridos pelo Estado através de recursos do Programa de Aquisição de Alimento (PAA); do Ministério do Desenvolvimento Agrário; do Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira do Estado de Rondônia (Proleite); Calha Norte;  bem como recursos do próprio governo do Estado.

Para o fortalecimento da agricultura familiar de Guajará-Mirim, o governo do Estado entregou  um caminhão ¾ (três quarto); trator de pneus; grade aradora; perfuratriz; pá traseira; tanque de salga para queijo; tanque de equilíbrio com boia e uma bomba de transferência; uma carreta agrícola; um distribuidor de calcário e uma pá agrícola traseira.

Foram investimento mais de R$ 419 mil visando beneficiar a pequena agricultura familiar no município. Todos os maquinários e implementos foram entregues à prefeitura, sendo destinados para Associações e Cooperativas Agrícolas de Guajará-Mirim.

Com a entrega dos equipamentos, o governo do Estado chama a atenção para o cumprimento do Plano Estratégico no eixo desenvolvimento econômico que tem a finalidade de tornar o Estado entre os dez mais competitivos do país e destaque na produção e exportação de alimentos da Amazônia Legal.

Ao entregar os equipamentos e maquinários para o prefeito de Guajará-Mirim, Cícero Noronha, o governador Marcos Rocha destacou que o propósito do Estado é fomentar a agricultura familiar com investimentos e aquisições que garantam a melhora na renda das famílias.

“Estamos entregando vários equipamentos que irão fortalecer a produção rural e continuar estimulando a economia do Estado. Esses equipamentos agrícolas são destinados para que a agricultura familiar e o pequeno produtor possam se desenvolver ainda mais”, argumentou o governador.

O secretário da Seagri, Evandro Padovani, enalteceu a aquisição dos equipamentos e pontuou a importância de cada recurso destinado. “Os produtores poderão disponibilizar produtos de qualidade para atender ao mercado local e em todo estabelecimento do Estado”.

Durante a entrega, o governador fez questão de destacar o comprometimento do secretário da Seagri, Evandro Padovani; do diretor-presidente da Emater, Luciano Brandão. Em seguida, o chefe do Executivo Estadual oficializou a entrega dos equipamentos passando para as mãos do prefeito Cícero Norona a chave do caminhão e, inclusive, voltou a lembrar o apoio da bancada federal, dos deputados estaduais que estavam sendo representados pelo deputado Dr. Neidson de Barros.

A entrega dos maquinários e implementos agrícolas também contou com a presença do prefeito de Guajará-Mirim, Cícero Noronha; do deputado estadual Dr. Neidson de Barros; do secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, coronel PM José Hélio Cysneiros Pachá; do comandante da Polícia Militar de Rondônia, coronel PM Alexandre Almeida; do secretário da Seagri, Evandro Padovani; do diretor-presidente da Emater, Luciano Brandão; do superintende de Estado da Comunicação, Lenilson Guedes; bem como outras autoridades.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Concurso estadual premia melhor café de Rondônia com trator em Rolim de Moura

Concurso estadual premia melhor café de Rondônia com trator em Rolim de Moura

“Nós tivemos a honra de ser campeões do Concafé em 2024. Nossa propriedade é pequena. Fazemos parte da agricultura familiar. Temos investimento do g

Tecnologia e sustentabilidade na agricultura serão apresentadas na 12ª Rondônia Rural Show

Tecnologia e sustentabilidade na agricultura serão apresentadas na 12ª Rondônia Rural Show

O agricultor que visitar a 12ª Rondônia Rural Show Internacional, que será realizada de 26 a 31 de maio, em Ji-Paraná, encontrará o que há de mais m

Missão da Bélgica conhece o Centro de Difusão de Tecnologias Biológicas da Biotrop

Missão da Bélgica conhece o Centro de Difusão de Tecnologias Biológicas da Biotrop

A Biotrop – empresa líder no mercado de insumos biológicos para agricultura – recebeu no Bio Oracle (Centro de Difusão de Tecnologias Biológicas

Sistema OCB/RO marca presença na solenidade de entrega do prêmio do 9º Concafé

Sistema OCB/RO marca presença na solenidade de entrega do prêmio do 9º Concafé

O Sistema OCB/RO esteve presente na solenidade de entrega do prêmio ao vencedor do 9º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade dos Cafés de Rondônia

Gente de Opinião Terça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)