Sábado, 25 de maio de 2024 - 08h06
Uma boa notícia para a cafeicultura do estado, no Dia Nacional do Café: o café especial torrado de Rondônia foi reconhecido como o melhor do país, na categoria canéfora, durante cerimônia na noite de quinta-feira (24), no Prêmio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA Brasil Artesanal 2024, em Brasília. O produto está em exposição na 11ª Rondônia Rural Show Internacional, maior feira agropecuária da Região Norte, localizada no Centro Tecnológico Vandeci Rack, no município de Ji-Paraná. O 2° e 3° lugar do pódio, na categoria canéfora da premiação, também foram ocupados por produtores de Rondônia, assim como a 4ª e 5ª colocação.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a premiação reconhece e valoriza o trabalho conjunto, do governo e dos produtores, para tornar a cafeicultura de Rondônia referência em sustentabilidade e qualidade. ‘‘Rondônia é vitrine das melhores produções do agronegócio sustentável do Brasil. Essa premiação mostra que o estado destaca-se na produção de cafés de qualidade, produzidos com sustentabilidade, boas práticas e inovações. Um esforço integrado do governo, dos produtores e todos os demais envolvidos em fazer do café rondoniense um sucesso nacional’’, salientou.
O titular da Secretaria de Agricultura (Seagri), Luiz Paulo, pontuou que Rondônia colhe resultados dos investimentos do governo estadual, em políticas públicas para a produção de alimentos com qualidade. ‘‘As lavouras de café são desenvolvidas em Rondônia, engajadas com a responsabilidade ambiental e a alta produtividade, por isso ficamos orgulhosos de ver os nossos produtores prosperando, e o estado se desenvolvendo cada vez mais,” ressaltou.
IMPULSIONAMENTO
O cafeicultor do município de Cacoal, João da Luz, usou o torrador conquistado durante o Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé), realizado pelo governo de Rondônia, para fazer o café especial torrado, premiado nacionalmente.
O agricultor recebeu com emoção o prêmio em Brasília, uma alegria compartilhada pela família, que está participando da Rondônia Rural Show Internacional com um estande no Pavilhão da Agricultura. A esposa do agricultor, produtora rural Nilcineia da Luz, enfatizou quanto à conquista alcançada pelo marido, com o 3° lugar no Concafé, ocasião em que ganhou o torrador industrial que uniu a família em prol de fortalecer a produção de café de boa qualidade.
‘‘Ele chamou o nosso genro e a nossa filha, e nos dedicamos em fazer a nossa marca. Em 2022 colhemos o primeiro lugar no Concafé, e o segundo no Coffee Of The Year, em Minais Gerais, que premiou os melhores cafés do Brasil. E agora, estamos felizes como mais esse prêmio no concurso de café especial torrado. É fruto de um trabalho com muita dedicação e foco na busca pela qualidade’’, evidenciou Nilcineia.
PRODUTIVIDADE E APOIO
A propriedade da família possui 10 mil pés de café e recebe assistência técnica da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) desde os anos oitenta. Os produtores foram incentivados a mudar suas lavouras convencionais, originadas de sementes, para o cultivo de clones. Há dois anos participam da Rede Estadual de Avaliação de Clones de Café no Estado de Rondônia, a Rede Café, um resultado do investimento do governo de Rondônia, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e produtores de café, que objetiva impulsionar a cafeicultura de Rondônia, com sustentabilidade.
EXPOSIÇÃO
No estande da Rondônia Rural Show, a família também comemora bons negócios. ‘‘A feira ajuda a divulgar muito o nosso café, e com essa premiação, temos a expectativa de fortalecer os negócios. A quinta-feira foi o dia em que mais vendemos, e estamos na expectativa de superar as vendas do ano passado. Quem conheceu o nosso café no ano passado, durante a feira, trouxe os amigos para conhecerem também. Gente de outros estados e até de outros países já passaram pelo estande’’, disse o produtor de café, Magaiver Pezzin, genro do cafeicultor João da Luz.
O coordenador da feira, Janderson Dalazen, ressaltou que o prêmio confirma que a 11ª Rondônia Rural Show Internacional é repleta do melhor da produção de Rondônia. Representa uma oportunidade especial para que o público possa conhecer, em uma acolhedora e moderna estrutura com 650 expositores e diversas vitrines tecnológicas, os avanços da agricultura da Amazônia, tema da edição deste ano. A feira segue com programação até sábado (25), em Ji-Paraná.
CONFIRA A GALERIA DE IMAGENS DA RONDÔNIA RURAL SHOW INTERNACIONAL 2024
A 11ª edição da Semana Internacional do Café 2024, realizada em 22 de novembro em Belo Horizonte, consolidou Rondônia como um dos principais estados
Café de Rondônia bate todos os recordes de vendas e atinge ápice em 2024
Para Rondônia, 2024 tornou-se histórico à cultura do café em todo o estado porque marca a consolidação da prática como um dos pilares mais importa
Curso on-line para produção de castanheira-da-amazônia em miniestufa tem inscrições abertas
O e-Campo, vitrine de capacitações on-line da Embrapa, está com inscrições abertas para o curso “Produção de mudas de Castanheira-da-amazônia em min
Conhecido pelo cultivo de grãos, Cone Sul de Rondônia prospera com produção de café
Depois de se consolidar em municípios da região do Rio Machado, Zona da Mata, Vale do Guaporé e Central de Rondônia como cultura sustentável e lucrati