Terça-feira, 26 de maio de 2020 - 09h09
Em dezembro de 2019 a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em parceria com a Emater-RO, aplicaram questionários a cafeicultores de 42 municípios de Rondônia. A pesquisa trouxe a previsão de que a safra do café robusta amazônico – característica do café canéfora na região – será de mais de 2,3 milhões de sacas. Rondônia é destaque como grande produtor de café canéfora e no dia 10 de abril iniciou oficialmente a Safra 2020. Por esta razão o Sebrae oferece conhecimentos sobre aspectos que envolvem colheita, pós-colheita, mercado e comercialização do café.
A colheita do café Conilon já avança em Rondônia e no Brasil, com a promessa de ser uma grande safra, e o mercado em função de suas variáveis, por conta da Pandemia da Covid-19, preço do dólar e em função do desenvolvimento da safra no maior concorrente do Brasil, que é o Vietnã. Mesmo com todos os fatores a que estão sujeitos os preços de mercado e na hora da comercialização, Rondônia segue com grande entusiasmo e expectativa por parte dos produtores, que a cada dia aperfeiçoam a produção, colheita, pós colheita e armazenagem, para obtenção de um café de qualidade e com maior rendimento, na expectativa em conseguir resultados positivos na comercialização.
Nesta quarta-feira (27) às 18h, o Conecta Sebrae Cafeicultura apresentará a segunda palestra da sequência online, agora sobre a “Conjuntura do Mercado de Café e Comercialização”. Os produtores de Rondônia estão fazendo a tarefa de casa, aplicando boas práticas para uma boa colheita, e precisam ficar de olho no mercado, para que os resultados possam remunerar o trabalho realizado.
Dentro dos dois temas o palestrante e especialista em gestão estratégica, Úbion Terra, vai demonstrar como a inteligência em agronegócio pode auxiliar no entendimento do mecanismo provedor de soluções para a compreensão da conjuntura e comercialização do mercado de café. Para facilitar as ações de gestão, elas são baseadas nos objetivos estratégicos do empreendimento, se deseja vender mais e ao mesmo tempo, diminuir os custos, precisa conhecer as alternativas para comercialização.
Para o mediador e diretor técnico do Sebrae em Rondônia, Samuel Almeida, “Úbion vem mostrar que o produtor precisa alinhar sua atuação nas práticas da cultura do café aos objetivos desejados ao comercializar o produto. Ele deverá identificar ações mais importantes para conquistar resultados que permitam aumentar suas vendas baseando-se no planejamento estratégico”.
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