Quinta-feira, 21 de outubro de 2021 - 16h36
Uma solenidade realizada na manhã desta quinta-feira (21) marcou a abertura oficial da 6ª edição do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé), promovido pelo Governo de Rondônia. Autoridades federais, estaduais e municipais deram as boas vinda aos cafeicultores e visitantes que vieram de municípios rondonienses para participar de mais uma edição do evento voltado à cafeicultura.
O presidente da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater-RO), Luciano Brandão avalia o evento. “Hoje nós estamos em Cacoal, em nome do governador Marcos Rocha, iniciando o 6º Concafé. Este ano o evento, no espaço Beira Rio, será realizado em dois dias. Na sexta-feira (22), acontece a tão aguardada premiação dos melhores cafés de Rondônia, com a presença do governador do Estado. Estamos muito satisfeitos, pois desde cedo o público está comparecendo e prestigiando o evento do Governo de Rondônia em prol do agronegócio”, destacou.
Além da programação voltada à cafeicultura, como palestras, oficinas e seminários, o Concafé ficará marcado pela participação de agroindústrias de todos as regiões do Estado. De Cacoal, a família Garcia está aproveitando o evento para expor a linha de produtos das agroindústrias de Alimentos cacoalense.
Segundo o agroindustrial, Gilmar Garcia,“nesta feira, vem gente de todo o Estado e é uma excelente oportunidade para a gente demonstrar um pouco do nosso trabalho. Quando o Governo do Estado realiza esse tipo de evento, abre a oportunidade para as agroindústrias mostrarem a sua capacidade, a qualidade de seus produtos e todo o potencial muito grande que existe em Rondônia”, enalteceu.
De Colorado do Oeste, Ademar Santos é proprietário de uma agroindústria e enfatiza, “para nós, é uma satisfação muito grande estar presente ao Concafé 2021. É uma chance de mostrar os nossos produtos para pessoas de todo o nosso estado, de outros estados do Brasil e até mesmo de outro países, que acompanham este grande evento. O Governo do Estado tem sido muito parceiro das agroindústrias e essa parceria é fundamental. Posso dizer que este governo está nos ajudando demais, abrindo oportunidades para as agroindústrias mostrarem o que tem de melhor”, declarou, Ademar.
Além das agroindústrias, uma feira de artesanatos está acontecendo nestes dois dias de evento e a cultura indígena também está presente. Representantes das etnias Surui e Cinta Larga, estão tendo a oportunidade de expor e comercializar seus artesanatos e artefatos, como colares, cocares, arcos e flechas. De acordo com o jovem Tony Cinta Larga, eventos como o Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia, trazem aos indígenas a oportunidade de mostrar um pouco mais da cultura e do trabalho desenvolvido por cada etnia.
O indígena João, acrescenta que o evento, “não só contribui como também incentiva, nós indígenas para continuarmos a fazer nossos artesanatos e continuar firme em nossa cultura. É uma possibilidade de expor o nosso trabalho e fazer disso uma fonte de renda para as comunidades”, reforça.
A 11ª edição da Semana Internacional do Café 2024, realizada em 22 de novembro em Belo Horizonte, consolidou Rondônia como um dos principais estados
Café de Rondônia bate todos os recordes de vendas e atinge ápice em 2024
Para Rondônia, 2024 tornou-se histórico à cultura do café em todo o estado porque marca a consolidação da prática como um dos pilares mais importa
Curso on-line para produção de castanheira-da-amazônia em miniestufa tem inscrições abertas
O e-Campo, vitrine de capacitações on-line da Embrapa, está com inscrições abertas para o curso “Produção de mudas de Castanheira-da-amazônia em min
Conhecido pelo cultivo de grãos, Cone Sul de Rondônia prospera com produção de café
Depois de se consolidar em municípios da região do Rio Machado, Zona da Mata, Vale do Guaporé e Central de Rondônia como cultura sustentável e lucrati