Sexta-feira, 26 de maio de 2023 - 13h55
Com uma grande extensão territorial, a produção agrícola de Porto Velho é diversificada e está em franca expansão. A colheita de grãos aumenta a cada ano, assim como a de frutas, legumes e tubérculos.
Na agricultura familiar, a banana, a melancia e a macaxeira dominam as culturas produzidas pelos produtores rurais no município, sendo importante fonte de renda para garantir o sustento das famílias.
"Temos regiões mais aptas a determinadas culturas, além de serem ocupadas por pessoas que já trazem uma experiência em determinada cultura, como por exemplo o café. Essa crescente expansão produtiva no nosso município, mostra que não deixamos a desejar em produtividade em qualidade do que se produz", afirmou o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves.
MACAXEIRA
Na produção de macaxeira, Rondônia está em 11º lugar no Brasil, ocupando a quarta posição na região Norte, com o município de Porto Velho liderando o ranking estadual, com uma produção acima de 100 mil toneladas ao ano.
BANANA
Já com o plantio da banana, Rondônia está em 3º lugar no Norte do Brasil. Porto Velho está sempre entre os três maiores municípios produtores da fruta, nos últimos anos, com uma colheita média anual acima de 10 mil toneladas.
MELANCIA
Porto Velho é o município rondoniense que mais produz melancia, impulsionado pela grande produtividade do baixo Madeira, com destaque inclusive para o distrito de Nazaré, que realiza anualmente a Festa da Melancia. São cerca de 3.800 toneladas de melancia colhidas por ano no município.
LARANJA
Também na produção de laranja, a capital se destaca. Segundo dados divulgados pelo IBGE, Porto Velho saltou de uma produção de 60 toneladas, em 2011, para 600 toneladas da fruta, em 2021, liderando entre os municípios rondonienses.
A 11ª edição da Semana Internacional do Café 2024, realizada em 22 de novembro em Belo Horizonte, consolidou Rondônia como um dos principais estados
Café de Rondônia bate todos os recordes de vendas e atinge ápice em 2024
Para Rondônia, 2024 tornou-se histórico à cultura do café em todo o estado porque marca a consolidação da prática como um dos pilares mais importa
Curso on-line para produção de castanheira-da-amazônia em miniestufa tem inscrições abertas
O e-Campo, vitrine de capacitações on-line da Embrapa, está com inscrições abertas para o curso “Produção de mudas de Castanheira-da-amazônia em min
Conhecido pelo cultivo de grãos, Cone Sul de Rondônia prospera com produção de café
Depois de se consolidar em municípios da região do Rio Machado, Zona da Mata, Vale do Guaporé e Central de Rondônia como cultura sustentável e lucrati