Segunda-feira, 28 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Agricultura

Programa Estadual de Aquisição de Alimentos do Governo de Rondônia atende municípios do Estado


Governo de Rondônia lança o Programa de Aquisição de Alimentos em Rondônia - Gente de Opinião
Governo de Rondônia lança o Programa de Aquisição de Alimentos em Rondônia

Nesta terça-feira (23), o Governo de Rondônia realiza o lançamento do Programa Estadual de Aquisição de Alimentos (PAA) Rondônia. A solenidade acontece às 10h, no Centro Social Madre Mazzarelo (Cesmazza), na Rua Ibraim Sued, nº 5176, Bairro Socialista.

Com ações da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) em parceria com a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), o programa atuará pela modalidade de compra com doação simultânea e beneficiará 558 produtores individuais e 10 cooperativas em 52 municípios do Estado, totalizando um investimento de R$ 2.828.105,71 (dois milhões, oitocentos e vinte e oito mil, cento e cinco reais e setenta e um centavos).

O governador do Estado, Marcos Rocha salientou que, essa iniciativa é importante para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades rurais, pois contribui para a geração de empregos, o aumento da produção agrícola e a melhoria da qualidade de vida dos produtores locais. “Além disso, ao beneficiar, tanto produtores individuais quanto cooperativos, o programa promove a inclusão e diversificação da cadeia produtiva, fortalecendo a agricultura familiar e sustentável”.

Em Porto Velho e seus distritos, 79 agricultores familiares e 2 cooperativas serão contemplados, recebendo um total de R$ 456.055,57 (quatrocentos e cinquenta e seis mil, cinquenta e cinco reais e cinquenta e sete centavos), para a aquisição e doação de alimentos a entidades assistenciais que atendem famílias em vulnerabilidade alimentar, na região. O evento conta com a presença de produtores, moradores e representantes da sociedade em geral.

POTENCIAL

De acordo com secretário da Seagri, Luiz Paulo, a presença de produtores no evento mostra o engajamento e a união de esforços para enfrentar os desafios da segurança alimentar e da redução das desigualdades sociais. “As ações do Governo de Rondônia demonstram o potencial da agricultura familiar como geradora de renda e emprego no campo, além de valorizar a produção de alimentos de qualidade e sustentáveis”, enfatizou.

Os recursos para o programa são provenientes do Governo Estadual, com a seleção dos produtores, sendo realizada pela Secretaria de Agricultura (Seagri), por meio da Coordenadoria da Agricultura Familiar (Cafamiliar), com apoio da Emater-RO. Os produtos selecionados serão posteriormente distribuídos às entidades indicadas pela Entidade Autárquica, contribuindo assim, para a segurança alimentar e o fortalecimento da agricultura familiar, em Rondônia.

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 28 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de RO celebra Dia Mundial do Café com avanços, valorização e ações para produtor

Governo de RO celebra Dia Mundial do Café com avanços, valorização e ações para produtor

Neste Dia Mundial do Café, 14 de abril, Rondônia reafirma sua posição de destaque na produção de café robusta de qualidade, com uma série de ações d

Governador Marcos Rocha abre oficialmente a colheita do cacau em Rondônia e exalta potencial do estado no cenário nacional

Governador Marcos Rocha abre oficialmente a colheita do cacau em Rondônia e exalta potencial do estado no cenário nacional

O município de Buritis foi palco, neste sábado (13), da cerimônia oficial que marca o início da colheita do cacau em Rondônia, conforme estabelece a

Agricultores familiares de seis municípios rondonienses poderão receber pagamento por conservar floresta nativa

Agricultores familiares de seis municípios rondonienses poderão receber pagamento por conservar floresta nativa

Os agricultores familiares de pequenos imóveis rurais dos municípios rondonienses de Porto Velho, Nova Mamoré, Candeias do Jamari, Machadinho do Oes

Governo de RO realiza lançamento do início da colheita do cacau em Buritis

Governo de RO realiza lançamento do início da colheita do cacau em Buritis

O governo de Rondônia promove, neste sábado (12), às 9h, o “Lançamento do Início da Colheita do Cacau”. O evento acontece em Buritis, na propriedade

Gente de Opinião Segunda-feira, 28 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)