Segunda-feira, 3 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Agricultura

Programa nacional de crédito fundiário garante R$ 4,8 milhões de investimentos na agricultura familiar


Programa Nacional de Crédito Fundiário é resultado de um acordo de cooperação técnica entre o estado e a União - Gente de Opinião
Programa Nacional de Crédito Fundiário é resultado de um acordo de cooperação técnica entre o estado e a União

O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), executado mediante parceria do governo de Rondônia e o governo federal, garantiu investimentos na ordem de R$ 4.880.103,48 (quatro milhões, oitocentos e oitenta mil, cento e três reais e quarenta e oito centavos) para 28 novos beneficiários com acesso à terra, em Vilhena. Neste ano, a previsão é executar 500 propostas e realizar 542 monitoramentos de propriedades já contratadas pelo programa.

Resultado de um acordo de cooperação técnica entre o estado e a União, o programa é executado pela Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), através da Unidade Técnica Estadual (UTE). Suas principais atividades são divulgar, capacitar, mobilizar, fiscalizar e acompanhar as unidades financiadas com recursos do Fundo de Terras e da Reforma Agrária (FTRA).

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o programa é uma ferramenta para fomentar ainda mais a produção agrícola do estado, fortalecendo a cadeia da agricultura familiar. “O acordo de cooperação técnica realiza a inclusão de pessoas do campo, que precisam de terras para avançar com suas lavouras ou criação de rebanho leiteiro”, ressaltou.

Acordo de cooperação técnica realiza a inclusão de pessoas do campo que precisam de terras - Gente de Opinião
Acordo de cooperação técnica realiza a inclusão de pessoas do campo que precisam de terras

De acordo com o titular da Seagri, Luiz Paulo, o PNCF contribui para redução da improdutividade rural, gerando oportunidades, autonomia e fortalecimento da agricultura familiar. “Os técnicos da Seagri estão conduzindo com eficiência o programa de financiamento à terra”, destacou.

Além de Vilhena, onde foram consolidados 28 contratos, a UTE da Seagri também fez vistorias para futuras aquisições em Theobroma, Alvorada do Oeste, Parecis, Rolim de Moura, Novo Horizonte d’Oeste, Nova Brasilândia d’Oeste e Costa Marques. Segundo dados da coordenadora da Unidade Técnica Estadual da Seagri, Fabiana Fernandes Tonon, até junho de 2024 foram realizados 342 monitoramentos com vistoria social.

PROGRAMA DE CRÉDITO FUNDIÁRIO

Para fazer parte do PNCF, é preciso estar na condição de trabalhador rural não proprietário, preferencialmente assalariado, parceiros, posseiros e arrendatários, que comprovem renda para enquadramento; agricultores rurais sem-terra, na condição de diarista ou assalariado; arrendatários; parceiros; meeiros; agregados; posseiros e proprietários de terra cuja dimensão seja inferior ao módulo rural.

O potencial beneficiário deve ter, no mínimo, cinco anos de experiência rural nos últimos 15 anos. O programa prevê, ainda, ações de incentivo aos jovens, e projetos especiais para o convívio com o semiárido e o meio ambiente.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 3 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Concurso estadual premia melhor café de Rondônia com trator em Rolim de Moura

Concurso estadual premia melhor café de Rondônia com trator em Rolim de Moura

“Nós tivemos a honra de ser campeões do Concafé em 2024. Nossa propriedade é pequena. Fazemos parte da agricultura familiar. Temos investimento do g

Tecnologia e sustentabilidade na agricultura serão apresentadas na 12ª Rondônia Rural Show

Tecnologia e sustentabilidade na agricultura serão apresentadas na 12ª Rondônia Rural Show

O agricultor que visitar a 12ª Rondônia Rural Show Internacional, que será realizada de 26 a 31 de maio, em Ji-Paraná, encontrará o que há de mais m

Missão da Bélgica conhece o Centro de Difusão de Tecnologias Biológicas da Biotrop

Missão da Bélgica conhece o Centro de Difusão de Tecnologias Biológicas da Biotrop

A Biotrop – empresa líder no mercado de insumos biológicos para agricultura – recebeu no Bio Oracle (Centro de Difusão de Tecnologias Biológicas

Sistema OCB/RO marca presença na solenidade de entrega do prêmio do 9º Concafé

Sistema OCB/RO marca presença na solenidade de entrega do prêmio do 9º Concafé

O Sistema OCB/RO esteve presente na solenidade de entrega do prêmio ao vencedor do 9º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade dos Cafés de Rondônia

Gente de Opinião Segunda-feira, 3 de março de 2025 | Porto Velho (RO)