Quarta-feira, 23 de março de 2022 - 16h39
Trazendo uma nova perspectiva para as culturas de café e de cacau no Estado, o programa “Plantes Mais”, do Governo de Rondônia, entregou, esta semana, 50 mil mudas de café clonal para vários produtores da região do Cone Sul. Executado pela Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri) e Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), o programa tem como objetivo incentivar o aumento da produção cafeeira e cacaueira e contribuir na geração de renda à família rural.
O presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, ressalta a importância do programa na economia. “Este ano iremos entregar mais de 5,3 milhões de mudas de café e essa ação é importante para a economia do Estado, do país, do município e principalmente para a renda do produtor. Estas mudas daqui dois anos, tem produção prevista para mais de 200 mil sacas de café e com os preços atuais isso significa mais 50 milhões na economia do Estado,” explica o presidente.
No distrito de Novo Plano, o agricultor João Batista Teixeira, um dos beneficiados pelo programa, garante que as mudas irão melhorar sua renda. “É muito gratificante receber essas mudas, com isso, vou conseguir produzir ainda mais, junto com aquelas que eu já tenho. Com preço atual do café teremos um bom retorno, uma boa opção para continuar investindo e nisso consigo ajudar meu filho que é estudante de agronomia e continuará o trabalho na agricultura familiar, tocar o que eu já estou construindo,” relata João Batista.
O secretário de Estado da Agricultura, Evandro Padovani, explica que a região do Cone Sul está avançando na produção do café. “Aqui nessa região os produtores têm mais aptidão a pecuária de corte e leite, mas desde 2019 estamos incentivando a produção de café. Um exemplo, é que um produtor de Vilhena se classificou no Concafé, sendo o segundo café em qualidade. Com isso, continuamos essas ações com os técnicos da Emater, fazendo um levantamento de produtores que tenham aptidão para a cafeicultura, incentivando com mudas e assistência técnica. Começamos também a preparar outros produtores para essa atividade, abrindo novas alternativas para agricultura familiar no Estado,” disse Padovani.
Em Corumbiara, o agricultor Custódio Campos, que trabalha com a lavoura há mais de 40 anos, vê o programa como uma grande ajuda para a agricultura familiar. “Se não fosse esse programa, eu não teria condições no momento de plantar o café. Essa parceria do Governo me deixou muito feliz e grato. A minha vida toda foi a agricultura, sempre trabalhei com meu pai e hoje tenho minha própria área e que também continuará sendo feita pela família,” explica o produtor.
Os agricultores inscritos como beneficiários do projeto receberam as mudas fiscalizadas e certificadas como isentas de nematóides de galhas, das pragas e doenças mais comuns na região. Nesta primeira etapa, foram contemplados produtores das cidades de Vilhena, Colorado do Oeste, Cabixi, Cerejeiras, Corumbiara e Chupinguaia.
A 11ª edição da Semana Internacional do Café 2024, realizada em 22 de novembro em Belo Horizonte, consolidou Rondônia como um dos principais estados
Café de Rondônia bate todos os recordes de vendas e atinge ápice em 2024
Para Rondônia, 2024 tornou-se histórico à cultura do café em todo o estado porque marca a consolidação da prática como um dos pilares mais importa
Curso on-line para produção de castanheira-da-amazônia em miniestufa tem inscrições abertas
O e-Campo, vitrine de capacitações on-line da Embrapa, está com inscrições abertas para o curso “Produção de mudas de Castanheira-da-amazônia em min
Conhecido pelo cultivo de grãos, Cone Sul de Rondônia prospera com produção de café
Depois de se consolidar em municípios da região do Rio Machado, Zona da Mata, Vale do Guaporé e Central de Rondônia como cultura sustentável e lucrati