Segunda-feira, 9 de novembro de 2020 - 15h30
Os casais Kaio Crepaldi e Melry Samia; Paulo Sérgio e Juliana Sfalcini, representaram os 335 agricultores de Rondônia beneficiados neste ano de 2020 com o programa de desenvolvimento econômico sustentável ao garantirem linhas de crédito com a proposta de financiamento por meio do Terra Brasil, uma parceria com o Governo de Rondônia via Secretaria de Estado da Agricultura, por meio da Unidade Técnica Estadual (UTE), e Ministério da Agricultura, por meio do Departamento Nacional de Gestão de Crédito Fundiário.
A assinatura oficial dos instrumentos de financiamento aconteceu na manhã de sexta-feira (6), no município de Cacoal, momentos antes à realização da 5ª edição do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café do Estado de Rondônia (Concafé), com a presença do vice-governador, José Jodan, e do secretário especial de Regularização Fundiária do Ministério da Agricultura (Mapa), Nabhan Garcia.
O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) – Terra Brasil, conforme divulgado pelo governo federal, é constituído por um conjunto de ações e projetos de reordenação fundiária, complementares à reforma agrária, promovidos por meio do crédito fundiário, oriundo dos recursos do Fundo de Terras e Reforma Agrária, destinados ao acesso à terra e a investimentos básicos e integrados. Até o momento, o programa deverá assistir pelo menos 335 novos agricultores somente em 2020 somando aos mais de mil já assistidos desde 2014.
Essa foi um das agendas cumpridas, em Rondônia, pelo secretário especial do Mapa, Nabhan Garcia. A proposta de financiamento gera contratos de compra e venda com força de escritura pública, que quando registrado passa a titularidade do imóvel para o beneficiário a título de alienação fiduciária.
De acordo com o coordenador do Crédito Fundiário da Unidade Técnica Estadual (UTE) da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Bruno Vinícius, para ser contemplado, o produtor pode procurar a UTE, uma das assistências técnicas credenciadas no seu município, Plantae, Plantec, Visão Rural ou Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater Rondônia), onde será orientado sobre as regras do Programa e sobre quais documentos são necessários.
Também presente à cerimônia da assinatura, o secretário de Estado da Agricultura (Seagri), Evandro Padovani, destaca que Rondônia é um case de sucesso, conforme afirmado pela Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, em videoconferência com o governador do Estado, coronel Marcos Rocha.
Empolgado, o jovem casal Kaio e Melry enalteceu o trabalho desenvolvido para melhor assistir os agricultores com linhas de crédito, para que possam comprar imóvel rural por meio de um financiamento. “Um sonho que hoje está sendo realizado. Agora, poderemos crescer e produzir e agradeço a esse incentivo garantido pelo Governo do Estado e Governo Federal”, enalteceu Kaio.
A 11ª edição da Semana Internacional do Café 2024, realizada em 22 de novembro em Belo Horizonte, consolidou Rondônia como um dos principais estados
Café de Rondônia bate todos os recordes de vendas e atinge ápice em 2024
Para Rondônia, 2024 tornou-se histórico à cultura do café em todo o estado porque marca a consolidação da prática como um dos pilares mais importa
Curso on-line para produção de castanheira-da-amazônia em miniestufa tem inscrições abertas
O e-Campo, vitrine de capacitações on-line da Embrapa, está com inscrições abertas para o curso “Produção de mudas de Castanheira-da-amazônia em min
Conhecido pelo cultivo de grãos, Cone Sul de Rondônia prospera com produção de café
Depois de se consolidar em municípios da região do Rio Machado, Zona da Mata, Vale do Guaporé e Central de Rondônia como cultura sustentável e lucrati